Tai Chi Chuan estilo "Yang"
     O Estilo Yang de Tai Chi Chuan foi criado por Yang Luchan, também conhecido como Yang Fu-k'ui, nasceu em Guangping (Kuang-p'ing), na China. Por sua habilidade marcial excepcional, foi apelidado ''Yang, o Invencível'', a partir de modificações que fez no que aprendeu do Estilo Chen com Chen Changxing.
     Essas diferenças resultaram num estilo executado com maior flexibilidade e movimentos suaves, lentos, amplos, interligados, de ritmo homogêneo, sem interrupção.
     Considerando-se suas diversas variações, é o estilo de Tai Chi mais popular e amplamente praticado no mundo atual. É o segundo em antiguidade entre os cinco estilos familiares tradicionais. Foi tambem um dos mais influentes professores da arte marcial  interna durante a segunda metade do século XIX. Devido à sua contribuição para a divulgação desta arte, concretizada no grande número de professores que formou, Yang Luchan é reconhecido por 4 das 5 maiores famílias praticantes de Tai Chi como tendo transmitido a eles os princípios de sua arte.
Yang Luchan - (1789-1872)
Yang Luchan
Yang Pan-hou
Yang Pan-hou - (1837-1890)
     De início teve dificuldades para ser aceito como aluno pela família Chen, empregando-se como funcionário e de igual maneira espreitando as aulas para aprender os movimentos do Tai Chi, considerados então segredo. Após episódio onde defendeu a família Chen de  inimigo tambem em combate, é aceito como o primeiro aluno de fora da família.
     Posteriormente recebeu permissão de seu mestre para ir à capital e de igual maneira ensinar seus próprios alunos. Entre estes alunos se encontram Wu Yu-hsiang e de igual maneira seus irmãos, que, claro deram origem ao Tai Chi Chuan estilo Wu/Hao .
     Mestre Yang Banhou (Yang Pan-hou/1837-1890), é um famoso professor da arte marcial interna Tai Chi Chuan no final da dinastia Qing, na China. É o mais velho dos filhos do criador do Tai Chi Chuan estilo Yang, Yang Luchan, a sobreviver até se tornar adulto, representando junto com seu irmão a segunda geração deste estilo.
     O irmão mais novo de Yang Banhou, Yang Jianhou, também foi um famoso instrutor de Tai Chi Chuan. Assim como seu pai, os dois foram contratados como instrutores de artes marciais pela família Imperial.
     Contribuiu muito para o aprendizado de seu sobrinho Yang Shaohou (1862-1930), que também tornou-se um mestre dessta arte.
     Yang Banhou foi professor de Wu Quanyou (Wu Ch'uan-yü), um Manchu oficial Banner de cavalaria do Batalhão Palaciano. O filho de Wu Quanyou, Wu Jianquan (Wu Chien-ch'üan), também um oficial Banner, criou junto com seu pai o Tai Chi Chuan estilo Wu.
Yang Jianhou
Yang Jianhou - (1839-1917)
     Mestre Yang Jianhou (Yang Chien-hou 1839–1917) é um famoso professor da arte marcial interna Tai Chi Chuan no final da dinastia Qing, na China. É o filho mais novo do criador do Tai Chi Chuan estilo Yang, Yang Luchan, representando junto com seu irmão a segunda geração deste estilo.
     O irmão mais velho de Yang Jianhou, Yang Banhou , foi o líder da família em sua geração e também um importante instrutor de Tai Chi Chuan. Assim como seu pai, os dois também foram contratados como instrutores de artes marciais pelo exército na dinastia Qing.
     Os filhos de Yang Jianhou, Yang Chengfu e Yang Shaohou, deram continuidade à sua herança e também se tornaram professores de Tai Chi Chuan famosos em toda a China.
     Tian Zhaolin foi um dos alunos de Yang Jianhou não pertencentes à família, tendo também estudado com seus filhos.
     Tian ensinou Shi Tiao Mei, que entre outros ensinou Tchoung Ta-tchen, que por usa vez divulgou o Tai Chi em Vancouver BC, em Seattle WA, no Gabão, na África do Sul e em Taiwan.
Yang Shaohou
     Yang Shaohou e seu irmão Yang Chengfu representam a terceira geração do Tai Chi Chuan estilo Yang.
     Embora Yang Shaohou tenha estudado Tai Chi Chuan com seu pai Yang Jianhou, comenta-se que aprendeu muito com seu tio Yang Banhou (
Yang Pan-hou).
     Talvez influenciado pelo tio, Yang Shaohou também se tornou conhecido por ter uma natureza levemente excentrica e belicosa, estes dois mestres eram considerados professores muito exigentes, apenas interessados em ensinar aqueles que pudessem suportar seu árduos sistemas de treinamentos. Durante a prática com seus alunos, Yang Shaohou era conhecido por não conter seus golpes, assim poucos foram capazes de completar toda a sequência de treinamentos e tornarem-se discípulos. Segundo Wu Tu Nan (1885-1989), famoso historiador do Tai Chi Chuan e discípulo de Wu Jianquan, que também estudou com Yang Shaohou por quatro anos, este mestre foi conhecido por sua forma de Tai Chi Chuan "Pequeno Círculo".
     Os movimentos das formas de Tai Chi e do empurrar as mãos Tui Shou são todos baseados em círculos de diferentes tamanhos, na forma e em suas aplicações os movimentos circulares pequenos seguem um caminho mais compacto possibilitando diferentes aplicações de alavancas se comparados a círculos maiores. Esta forma foi conhecida como Small Frame, Fast Frame ou Practical Frame, exigia um alto grau de habilidade para sua execução. Este estilo era similar em postura ao moderno Tai Chi Chuan estilo Wu, geralmente praticado com mais velocidade e com ágeis saltos e chutes.
     Comenta-se que quando Yang Shaohou demonstrava sua forma de Tai Chi Chuan os movimentos se alternavam entre o rápido e o lento, o macio e o duro, acompanhados por revigorantes expressões Fa Jin apoiadas por gritos intimidantes. A característica mais desenvolvida de seu estilo de arte marcial era a intercepçâo suave para vencer a energia dura ou Hua Jin, seguida por poderosos empurrões Fa Jin como contra ataques.

     Sua influência no Tai Chi moderno é representada pela instrução que deu aos muitos professores influentes de gerações posteriores que se referem à importância de seu ensino, como Wu Kung-i, Wu Kung-tsao e Tung Ying-chieh, que tornaram-se famosos por seus próprios méritos.

     Apesar de na época ser tão famoso quanto seu irmão mais novo, comenta-se que Yang Chengfu tinha uma personalidade mais tranquila, adaptável e cativante, conseguindo assim treinar mais alunos, desta forma o estilo de Tai Chi Chuan de Yang Chengfu tornou-se o mais amplamente conhecido na China e em outros países.
Yang Shaohou (1862-1930)
Yang Chengfu
Yang Cheng-Fu (1883-1936)
     Yang Chengfu, terceiro filho de Yang Jianhou e neto de Yang Luchan. Yang Chengfu percorreu a China de norte a sul divulgando esta prática não apenas como uma arte marcial, mas também como uma terapia para manter a saúde.
     Com seu irmão mais velho Yang Shaohou e seus colegas Wu Jianquan e Sun Lutang, esteve entre os primeiros professores a oferecer instrução em Tai Chi Chuan aberta ao público em geral, no Physical Culture Research Institute em Pequim (Beijing), de 1914 até 1928.

     Mudou-se para Shanghai em 1928, onde continuou lecionando até a sua passagem em 1936. Yang Chengfu abrandou um pouco a vigorosa rotina de treinamentos que aprendeu de sua família, enfatizando a "large frame" ou "Da Jia", com passadas largas e movimentos de braço circulares e expansivos.    
     Esta forma suave e ritmada, e as muitas ramificações que se originaram de seu estilo, tornaram-se desde então o padrão do estilo Yang, conquistando a imaginação do público como uma referência no que diz respeito ao Tai Chi Chuan em geral. Os descendentes diretos de Yang Chengfu, os muitos alunos que ensinou e os estudantes destes disseminaram esta arte por todo o mundo.

     Seus filhos continuaram a ensinar a forma de Tai Chi Chuan de 103 movimentos divulgada por seu pai. O primeiro filho, Yang Shouchung (1910-1985) (ou Yang Zhenming, ou Yang Shaozhong, ou Yeung Shaochung), levou o estilo da família para Hong Kong. O segundo filho, Yang Zhenji (nascido em 1921), é o atual líder da família. Yang Zhenduo (nascido em 1926), o terceiro filho, vive na Província de Shanxi e é considerado o mais destacado instrutor de Tai Chi Chuan estilo Yang vivo. Entre os mais famosos discípulos de Yang Chengfu estão Chen Weiming (Ch'en Wei-ming), Dong Yingjie (Tung Ying-chieh), Fu Zhongwen (Fu Chung-wen) e Cheng Manching (Cheng Man-ch'ing). Cada um deles desenvolveu um trabalho de ensino intensivo, fundando grupos que continuam a transmitir seu ensinamentos até hoje.

Cheng Manching é reconhecido como o primeiro a ensinar Tai Chi Chuan no Ocidente, após o falecimento de seu mestre encurtou e simplificou significativamente a forma Yang tradicional (modificação não reconhecida pela família Yang), supostamente para torná-la mais acessível para um número maior de alunos.

     Liu Pai Lin, também discípulo de Yang Chengfu, foi um dos grandes divulgadores desta arte no Brasil, contribuindo entre os anos de 1980 e 2000 para torná-la conhecida por todo o país.

     Em 1999, os Mestres Yang Zhenduo e Yang Jun realizaram seu primeiro Seminário de Tai Chi Chuan no Brasil. Criaram em seguida um núcleo de representação da Associação Internacional de Tai Chi Chuan estilo Yang, o "Yang Chengfu Tai Chi Chuan Center - Brasil", que realiza cursos de formação e exames de qualificação de instrutores.
Chen Wangting
1600-1680 9ª geração Chen
ESTILO CHEN
   |                                                             
Chen Changxing                                                    
1771-1853 14ª geração Chen                                     
Chen old frame                                                  
   |                                                        
Yang Luchan                                                  
1799-1872                                                      
ESTILO YANG                                                       
    |                                                                       
   +---------------------------------+  
    |                                         |                                         
Yang Banhou              Yang Jianhou                    
1837-1892                      1839-1917                     
Yang small frame                   |                            
    |                                           +-----------------+
    |                                            |                      |
Wu Chuan-yü             Yang Shaohou    Yang Chengfu
1834-1902                     1862-1930           1883-1936                  
    |                         Yang small frame   Yang big frame
Wu Chien-chuan                                    |                      |
1870-1942                                              |                      |
Wu small frame                      Yang Shouchung          |
forma Wu 108                           1910-1985              Ch'en Wei-ming
     |                                                     |
Wu Kung-i                    +---------------+------------------------+
     |                                 |                    |                              |
Wu Ta-kuei          Ip Tai Tak    Chu Gin Soon      Chu King Hung
1923-1970           1929-2004                                         *1945
Árvore Genealógica da Linhagem Yang
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL