Tai Chi Chuan estilo "Wu"
     Tai Chi Chuan estilo Wu é o estilo de Tai Chi Chuan (Taijiquan) criado pelos Mestres Wu Chuan-yü (Wu Quanyou) e Wu Chien-chuan (Wu Jianquan). É o quarto em têrmos de antiguidade entre os cinco estilos familiares tradicionais de Tai Chi Chuan e atualmente é também o segundo em popularidade.
     No Ocidente este estilo é confundido com frequência com o Tai Chi Chuan estilo Wu/Hao criado pelo Mestre Wu Yu-hsiang, desconsiderando as diferenças entre os dois estilos.
     Apesar dos ideogramas e da pronúncia dos dois nomes em chinês serem distintas, sua transcrição para o alfabeto ocidental (romanização) é escrita de forma semelhante.
Wu Chien Chuan
(1870-1942)
     Apesar de historicamente ter sua origem no Tai Chi Chuan estilo Yang, o Tai Chi Chuan estilo Wu têm uma aparência distinta para quem observa a sua prática e compartilha algumas características com o Tai Chi Chuan estilo Sun devido à longa colaboração entre o Mestre Wu Chien-chuan e o Mestre Sun Lutang.

     O estilo Wu enfatiza a importância de manter durante todo o treinamento a coluna alinhada segundo uma linha reta que vai do topo da cabeça até o calcanhar do pé de trás. Este alinhamento num plano inclinado tem como objetivo ampliar os limites de alcance do praticante. A maioria dos demais estilos de Tai Chi Chuan também treinam este alinhamento ocasionalmente durante a prática das formas e do Tui Shou ("empurar as mãos"), mas não tão sistematicamente como o Tai Chi Chuan estilo Wu.

     Outro aspecto significativo do treinamento do Tai Chi Chuan estilo Wu é o deslocamento de 100% do peso sobre uma das pernas, "separando yin e yang". A perna que suporta 100% do peso do corpo é considerada a perna yang, já que está "cheia". A perna yin é a que não recebe nenum peso, está "vazia".

     No treinamento das formas, na prática de Tui Shou e nas formas com armas o Tai Chi Chuan estilo Wu enfatiza posturas com os pés paralelos como a "postura de montar a cavalo" mantendo os pés relativamente mais próximos que as formas contemporâneas de Tai Chi Chuan estilo Chen ou de Tai Chi Chuan estilo Yang.

     São empregadas com frequência técnicas que envolvem pequenos círculos com as mãos, sem deixar de treinar técnicas com círculos grandes.

     O estilo Wu também difere dos outros 4 estilos familiares de Tai Chi Chuan marcialmente por seu foco em agarramentos, deslocamentos (shuai chiao) e outras técnicas de luta no solo.

     No nível de treinamento mais avançado além das formas mais usuais de prática de "Tui Shou" com ataques e bloqueios também são treinadas acrobacias, saltos, varreduras com a perna, alavancas em pontos de pressão com possibilidade de travamento e quebra de articulações.
Características do Tai Chi Chuan estilo Wu
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL