Viet Vo Dao
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL
     É difícil definir com precisão a data da formação das artes marciais vietnamitas. No fundo, nascem com a história do próprio país e do imperador Hung Vuong I. Este imperador funda a dinastia Hong Bàng que dura de 2879 a 258 a.c.
     A origem da arte marcial vietnamita situar-se-á por aí, contendo, portanto, mais de quatro mil anos de existência. Teremos de ter em conta que o imperador Hung Vuong e a sua dinastia situam-se numa parte pré-histórica e mitológica
da história do Vietnam, sendo que a realidade é bastante difícil de discernir num tempo tão remoto. Por isso, em vários livros de história do Vietnam esta dinastia não chega a ser sequer considerada.
Pinturas encontradas em cavernas no norte do Vietname descrevem cenas de luta com armas. Para além das cenas de luta com mãos vazias, há registos do uso de machados, pequenos sabres, lanças e paus longos e curtos.

     O Vietnam define-se oficialmente como país em 200 d.c. Apesar da problemática relação com a China, muita da cultura vietnamita assim como pensamento filosófico provém precisamente daí. Isso seria inevitável já que a China foi o grande pólo dinamizador cultural no extremo-oriente.
A criação do Viet Vo Dao

     Desde o século 11 que existia uma academia de artes marciais na capital vietnamita Thang Long, hoje conhecida por Hanoi. Nessa altura o país encontrava-se entre a dinastia Ly (1010-1225) e a dinastia Tran (1225-1400). Em 1284, o general Tranhung Dao reúne todos os dirigentes das escolas de artes marciais vietnamitas para informá-los da ameaça de invasão dos mongóis e rogar-lhes que se unam.

     Como resultado desta junção, todas as técnicas puderam ser apresentadas e codificadas num todo homogéneo. A designação dada a estas homogeneização marcial era inicialmente Vo Thuat (a arte do combate de mãos) sendo mais tarde denominada Viet Vo Dao (“o caminho vietnamita das artes marciais”, sendo que outra interpretação possível é de “o caminho supremo das artes marciais” visto que viet, que deriva do nome “Vietnam”, significa “supremo”). A eficiência desta arte marcial conferiu ao Vietnam a célebre vitória sobre os mongóis.

     Quando o Vietnam se separou em diversos estados, vários estilos marciais foram criados. Durante a rebelião de Tay Son (1771-1788), uma guerra civil entre vários estados, muitos conceitos marciais foram desenvolvidos. A pronvíncia de Binh Dinh, onde os rebeldes tinham as suas bases, é ainda hoje um espaço de reunião entre artes marciais.
Entre 1858 e 1884, o Vietnam sofreu a colonização francesa. As artes marciais foram proibidas neste tempo mas desenvolveram-se secretamente.

    
Em 1938 Nguyen Loc cria uma escola de artes marciais onde ensinava Vo Thuat, termo que se refere às artes marciais vietnamitas de uma maneira genérica. Mais tarde desenvolve um estilo ao qual chama Vovinam. Muita da emergência de escolas de artes marciais vietnamitas desenvolve-se na sequência dos ensinamentos de Nguyen Loc. Outras, contudo, praticam os mais diversos estilos.