Tzui Quan - O boxe bêbado
     O Tzui Quan (zui quan) (pinyin: Zuì Quán, palavras em Mandarin que significam "punhos embriagados"), popularmente chamado de Estilo do Bêbado ou Boxe do Bêbado, é um dos estilos de wushu tradicional (Kung-Fu) em que imita os movimentos de um bêbado.
     A postura do "boxe do bêbado" são criadas pelo impulso e pelo peso do corpo, com fluidez nos movimentos. Considera-se estar entre os estilos mais difíces de Wushu.
     As técnicas de Zui Quan são baseadas na lenda dos Oito Bêbados Imortais. Cada uma das técnicas no boxe do bêbado demonstra um atributo de um dos Imortais. Os estilos de cada um dos Imortais são combinados para dar forma a uma luta bonita e eficaz. 
     O boxe bêbado já era popular e bem espalhado no fim da Dinastia Ming (1368 - 1644). Ele imita os movimentos de um homem bêbado: inclinando-se para um lado e para o outro, quase caindo. Num estado que parece bêbado mas com a cabeça clara, o lutador efetua os ataques.
          O boxe bêbado mistura a técnica de boxe, a técnica de queda e o estado bêbado juntos. Numa luta, ele confunde o oponente e o apanha desprevenido.
As mãos se posicionam como se estivesse segurando uma chicara chinesa ou um copo em que os bêbados tomam suas bebidas. Vários graus de embriaguez são demonstrados por gamas diferentes de movimentos e expressões no olho.
    
Mas o boxe bêbado tem uma grande dificuldade. O lutador tem de praticar até um nível em que "qualquer lugar do corpo possa ser batido, e qualquer lugar do corpo bata". Aí, pode-se mostrar a característica deste boxe: tem passos quebrados mas o corpo ágil, o corpo se move segundo o coração, aponta-se para leste quando se bate no oeste, evita o ataque e ataca o ponto fraco. Para chegar a este nível, o lutador deve ter boa base de técnica das artes marciais e boa flexibilidade do corpo.
     Além do boxe bêbado, existem também a espada bêbada, o pau bêbado, a faca bêbada, a lança bêbada.
HISTÓRIA DO ESTILO DO BÊBADO
     A lenda conta que existiam oito imortais que dedicavam o tempo á pratica da meditação. Combinavam as técnicas antigas de Yoga Chinesa (Kai Men / Chi Kung) obtendo habilidades extraordinárias.Com o passar do tempo eles aprenderam e desenvolveram técnicas avançadas como o estilo bêbado.Estes oito grandes mestres aprenderam a dominaram o controle da energia (Chi Kung em seu nível mais avançado). Dentro deste grupo havia uma monja que era hábil no manejo de todas as técnicas de pernas que se desenvolveu através da Chi Kung marcial.
     Este estilo foi levado ao templo Shaolin para ser ensinado aos alunos mais avançados. Após a destruição do Templo Shaolin vários monges escaparam e se esconderam em aldeias, e para não serem reconhecidos trocavam seus nomes e se vestiam como mendigos. Em cada aldeia deixavam ensinamentos que os aldeões os melhoravam adaptando a seus custumes e estruturas físicas.

     Nessas transformações surgiu o estilo do bêbado do sul da China, que não é tão vistoso e sim efetivo na luta, nesse momento nasce o bastão do mendigo do sul, nome dado em honra a um monge que caminhava pelas aldeias fazendo-se passar por mendigo cego e que manejava seu bastão com grande habilidade.
     O estilo do bêbado com o tempo foi aperfeiçoando, mas perdia sua essência por ser um estilo difícil de aprender e executar. Todos estamos aptos para esta tarefa, mesmo sendo necessária uma preparação física, mental e espiritual muito refinada.
     As técnicas são ultilizadas com energia interna desde o Tan Tien, força do abdomem, quadris e ombros, que se combinam para lançar golpes de punhos e pernas seguidos de rasteiras.
A finalidade do estilo é manter o corpo em bom estado no plano físico para transformar e armazenar energia (Chi Kung) que é usada em níveis mais avançados.
À prática do estilo bêbado é um conjunto de técnicas altamente refinadas, e por isso é considerada como o limite máximo do plano físico dos lutadores. No Brasil é desconhecido algum Mestre ou Professor que ensine o estilo Bêbado inteiro. Hoje possuem apenas formas (katis) técnicas ministradas em diversas escolas.
Esse dois aí embaixo não entenderam direito o "espirito da coisa"!!!(tava procurando imagens do estilo na internet e apareceu esses dois, não resisti...)
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL