Tangsudo
     Tangsudo ou Tang Soo Dô, como é mais conhecido, é uma arte marcial coreana  tradicional, focalizada em disciplina e na prática de padrões e seqüências de auto-defesa. Hwang Kee, seu fundador, afirmou ter criado esta arte a partir de textos antigos sobre subak (uma arte marcial coreana mais velha) enquanto vivia e treinava com um mestre chinês na Manchúria na década de 1930.

     Pode ter sido influenciada pelo karate  japonês e o wushu chinês. Em alguns aspectos, o tangsudo é semelhante ao karate e taekwondo, com a diferença de colocar ênfase muito pequena em competições esportivas e manobras espalhafatosas.
     O termo "tangsudo" pode ser lido como "o caminho da mãos chinesa". Na península coreana várias escolas de artes marciais (kwan)foram proibidas pelos invasores japoneses durante 35 anos (1910-1945), e eles saíram da clandestinidade no fim da Segunda Guerra Mundial, já que qualquer manifestação da cultura coreana era proibida. Na Coréia moderna, a primeira escola a atingir notoriedade foi o Chung Do Kwan, fundado em 1944 pelo MestreWon Kuk Lee. Em conseqüência da liberação de nação coreana, outras quatro escolas foram abertas: Moo Duk Kwan, Song Moo Kwan, Chi Do Kwan, e Chang Moo Kwan. Outro educa ("kwan") foram adicionados à lista depois do fim da guerra civil entre norte e o sul (1950-1953). Em dezembro de 1955, com a aprovação do presidente da República de Coreia do Sul, Syng Man Rhee, uma reunião dos fundadores das escolas principais foi chamada. A intenção desta reunião era unificar as escolas diferentes sob um mesmo nome e torná-la a arte marcial nacional. O nome deve ser relacionado nem com China, nem com mãos ("tangsu"="mãos chinesas" e sua pronunciação japonesa é "karate").

     Entre muitos nomes já postulados há "Taekwondo", proposto por um General nomeou Choi Hong Hi. Em 1961 o "Associação coreana de Taesudo" levanta. O Moo Duk Kwan de Hwang Ki e Ji Do Kwan de Byong Yun Kwei permaneceram fiéis à tradição e não aderiram à unificação. A nova organização desmembrou a herança técnica dos kwans em 1962. O combate esportivo com o uso de pulos, chutes e punhos formaram taesudo em resumo; as técnicas de defesa pessoal com o uso de alavancas e lances (segurando) tornou-se "hapkido". Por outro lado, as técnicas de "neikung" (trabalho interno), que controla respirando, energia (Ki) e a concentração mental, não tornou-se muito notável. Em 1964 a organização mudou seu nome mais uma vez em "Associação coreana de Taekwondo". Esse nome permanece final.
     Em 1966, "Federação Internacional de Taekwondo" nasce. Seu objetivo era espalhar para fora a disciplina de recém-nascido no descanso do mundo. Seu fundador é o general coreano Choi. Em 1971 Taekwondo torna-se atletismo nacional de Coréia do Sul para decreto presidencial do Park Chung Hee de presidente.
     Em 1973, "Federação Mundial de Taekwondo" nasce, presidido por o Dr Un Yong Kim. Foi fundado em oposição ao ITF. O ITF, depois de uma série de mudanças ininterruptas, terá o apoio da Coreia do Norte. Entretanto, o WTF de Dr Kim alcança os Jogos Olímpicos: Seoul 1988, Barcelona 1992. Então, é um atletismo Olímpico oficial e arte não mais marcial. As escolas, que eram fiel a tangsudo têm que escolher a estratégia da emigração, por instalar os exterior de Coréia, em América, Europa, áfrica do sul, etc, manter vivo e inalterado a mensagem do antigo, homens sábios de Oriente.
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL