O TAIYANDO é um método de defesa pessoal brasileiro que visa simplicidade de movimentos e poucas seqüências decorativas. A palavra TAIYANDO é de origem chinesa e significa "Caminho do Sol". Por isso nossos kimonos são amarelos. Pode ser praticado tanto por crianças a partir dos 4 anos de idade quanto por adultos de 70 anos.
     Pois no TAIYANDO o que importa é o progresso físico e espiritual que cada praticante possa ter por menor que ele seja e não uma meta fixa na qual todos tem que atingi-la.
João Alberto Scherk (professor de Educação Física e Faixa Preta de Shinkokan Karate-Do), idealizou o TAIYANDO em 1975 porque sempre sentia que as artes marciais não tinham uma estrutura de atualizarem-se através dos tempos e também de adaptação a outros países que não de sua origem, mostrando aquele conceito de que vinha de pai para filho desde gerações passadas.
     Praticou (como curiosidade), Kung-fu, Judo, Hatha Yoga, Tai Chi Chuan, Kyokushinkai e Goju Ryu.
     O TAIYANDO foi criado pensando em sempre se atualizar com a Educação Física brasileira, com as tendências e exigências da nossa sociedade e deixando de ser simplesmente um método de defesa pessoal mas também uma forma moderna e eficaz de exercitar o nosso corpo, tão necessária na vida atual.
     O TAIYANDO diferencia-se de outros tipos de Artes Marciais porque no treinamento os alunos são classificados em 3 categorias para ambos os sexos: infantil (4 a 8 anos), juvenil (9 a 13 anos) e adulto (à partir dos 14 anos) e cada categoria tem uma seqüência de faixas.
     À 28 de abril de 1975 foi realizada a "Primeira Aula" - São Caetano do Sul - São Paulo - Brasil.
     O TAIYANDO é algo estruturado nos mais modernos padrões de ensino e visa atingir tanto a classe adulta como objetivo final, quanto a classe infantil como objetivo inicial e preparatório.
     O TAIYANDO tem toda sua estrutura diferente de outros tipos de luta que a vista de leigos parecem a mesma coisa. Evitamos ao máximo qualquer tipo de acidentes em aula porque sendo um método de defesa pessoal, exige um cuidado especial do professor para que a agressividade aparente em aula não seja confundida com agressividade real. Devemos ter em mente que treinar uma arte de defesa pessoal requer muito esforço, dedicação e auto conhecimento que permite ao aluno transferir esses conhecimentos para vida cotidiana e de nada adiantaria ao aluno se machucar em aula procurando medir sua força e poder, diante de seus amigos para um possível assalto que ele possa sofrer na rua, se isso prejudicaria sua vida normal.
     O auto conhecimento é muito importante porque o aluno passa a conhecer suas qualidades e aprender a conviver com essas diferenças entre as pessoas, pois nem todas as pessoas são iguais.
Exercícios respiratórios que auxiliam no tratamento da asma e da bronquite pois nós usamos a aula toda respiração forçada.
     A cor amarela do kimono de TAIYANDO é exclusiva, e é uma característica visual marcante que o diferencia de outros tipos de lutas com nomes parecidos além de dar equilíbrio e harmonia aos órgãos internos do nosso corpo. O TAIYANDO desde 1975 vem sofrendo modificações porque é um método de defesa pessoal em constante aperfeiçoamento e modernização.
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL