Taekwondo, Tae Kwon Do ou Taekwon-Do é uma arte marcial  Koreana  que surgiu há cerca de dois mil anos. Hoje em dia, é também um desporto difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos  de Seul, em 1988, teve seu "batismo de fogo", quando se converteu num desporto olímpico de exibição. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1996, em Atlanta, já constava para a disputa de medalhas, consagrando-se como desporto olímpico oficial nas Olimpíadas de Sydney, em 2000.

     A palavra "taekwondo" significa = "caminho dos pés e das mãos através da mente". E o "espírito do taekwondo" consiste nos princípios éticos de cortesia, integridade, perseverança, auto-controle e espírito indomável.
Tae Kwon Do
     O Taekwondo é uma mistura de Hwa Rang Do ("Do" significa caminho em todas as artes marciais orientais) usado pela elite Hwa Rang para proteger o reino de Silla no ano 50 a.C com Taekkyun (ou "Tae Kyon") uma antiga arte usada pelos samurangs que era meio que um Samurai só que em vez de Japônes era Coreano, na arte do Hwa Rang Do eram usados muito as pernas e tambem usavam um tipo de bastão chamado Kwan e Naginatas tambem muito comums na China e no Taekkyun tambem eram usados muitos golpes com as pernas e tambem se treinava com as Haidongs tradicional espada Koreana parecida com a Katana Japonesa e Arcos com Flechas, então no século 60 a.C o reino de Koguryo estava gostando da arte usada para proteger o reino de Silla o Hwa Rang Do e decidiram criar uma arte melhor e mais forte, foi ai então que os nobres da elite aprenderam as antigas artes do Hwa Rang Do e do Taekkyun  assim fundindo as duas e criando o Taekwondo. Cujo alguns golpes usados são o "Chute Cavalo", o "Chute Tornado e o "Enforcamento com as pernas".
     A partir da formação da elite do Taekwondo, Silla conseguiu unificar os três reinos da península sob a sua. É por isso que algumas fontes de pesquisa indicam este ano como o ano de surgimento oficial do taekwondo.
A partir daí, a elite viaja pelo interior da península para conhecer mais sobre a região e a população, e desta forma vão espalhando o taekwondo por todo o reino durante a dinastia Silla , que se estende de 668 d.C. até 935  d.C.. Durante esta época, o Taekwondo se torna popular como uma atividade de recreação ou um exercício de desenvolvimento físico, ainda que fosse também uma excelente forma de defesa pessoal. Somente durante a dinastia Koguryo (935 d.C. - 1392 d.C.) esse foco começa a mudar. Nessa época o Tae Kyon passa a ser conhecido como Subak e deixa de ser visto como um sistema de desenvolvimento físico, passando a ser encarado como uma arte marcial.
     No período de ocupação japonesa, a prática do taekwondo foi proibida. Nesta mesma época, muitos coreanos imigraram para o Japãoem busca de melhores condições de vida, sendo que alguns destes aprenderam as artes marciais japonesas, como o Karatê (Tang Soo Do em coreano).
TAE KWON DO NO BRASIL
     No Brasil em julho de 1970 em São Paulo, trazido pelo mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation juntamente vieram os mestres Sang Min Kim ,Kun Mo Bang depois outros como Kum Joon Kwon, Woo Jae Lee, Kwang Soo Shin, Hee Song Kim (tambem chamado de Shri Swami Vyaghrananda), Yeong Hwan Park, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kang, Sung Jang Hong, entre outros, também se estabeleceram aqui no Brasil, proporcionando um desenvolvimento maior da arte.

     O Taekwondo chega ao estado de Minas Gerais em 1976 e os mestres Hwan Yeong Park e Jong Chan Pyon, foram os pioneiros no estado mineiro. Mestre Pyon abandonou o esporte e o mestre Park ainda tem academia na região central da capital mineira. Dois anos depois, em 1978, chega a Belo Horizonte o mestre Chang Seon Lim, que também procura o desenvolvimento do esporte. Em Minas Gerais, existem duas Federações. A Federação Mineira de Taekwondo fundada no dia 18 de julho de 1982 e a Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais, fundada em 28 de fevereiro de 1984. A primeira tem como presidente o Senhor Marco Maciel Garcia de Carvalho e como diretor técnico, grão mestre Yeong Hwan Park; a segunda tem como presidente o Senhor grão mestre Chang Seon Lim e diretor técnico, mestre Marcelino Soares Barros.
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL