Sumo
     Sumô, sumo em japonês, é uma luta de competição japonesa, em que dois atletas (rikishi) competem num ringue circular (dohyo) onde o primeiro a tocar o chão com qualquer parte do corpo exceto os pés ou pisar fora do dohyo perde a luta.



     Um rikishi também perde a luta se aplicar algum golpe proibido. O sumô é bastante antigo e, apesar de ser um esporte, conserva rituais xintoístas.
Graduação e hierarquia

     É dada aos lutadores que possuem certa experiência e técnica a graduação chamada Dan. No Sumô amador essa graduação vai até o quinto Dan e no profissional vai até o decimo. No Brasil so há dois lutadores ativos com quinto dan, sendo um deles o gaúcho Weno Sam.

     A hierarquia dos praticantes de sumô profissional organiza-se por meio dos seguintes grupos (em ordem decrescente):

Makunouchi - Yokozuna, Ozeki, Sekiwake, Komussubi e Maegashira
Juryo
Makushita
Sandanme
Jonidan
Jonokuchi
     Apenas os rikishi das duas categorias superiores recebem salários.
Ringue
     O local (dohyo) onde são disputadas as lutas é uma espécie de ringue, mas que em nada lembra os do boxe. Ele é basicamente uma plataforma quadrada feita de barro com um círculo de fardos de palha de arroz em seu centro, dentro do qual se realizam as lutas. Suspenso acima do ringue, uma espécie de telhado que lembra um templo xintoísta, completa o cenário.

Vestuário
     Com o objetivo de demonstrar que a luta é feita sem armas, de "mãos limpas", o lutador de Sumô usa apenas o mawashi na luta. O mawashi é uma faixa de tecido grosso que é enrolado em volta da cintura do lutador e serve tanto para proteger as partes intimas quanto para ser agarrada para efetuar golpes.

Sumô amador
    
O Sumô amador é aquele praticado nas escolas, universidades e clubes de amantes do Sumô no Japão e em vários países no mundo inteiro. Tem as regras básicas iguais às do Sumô profissional com algumas restrições de golpes considerados "perigosos". Anualmente é realizado o Campeonato Mundial de Sumô Amador juntamente com o Campeonato Mundial de Sumô feminino (denominado de shinsumô).
Cerimonia de Sumo
Gyoji (árbitro) com gunbai (leque).
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL