Shintaido
     Shintaido significa "o novo caminho do corpo", embora no Brasil tem recebido o apelido de "uma arte de Paz"
     É uma arte (Budô) completamente moderna, resultado da evolução das artes tradicionais do Japão. Mais que um exercício simples para a saúde, é um tipo de arte, como caligrafía com pincel, executada com o corpo inteiro.    
     O Shintaido é uma linguagem que utiliza o corpo todo (inclusive a voz), sendo seus movimentos soltos, intensos, suaves e expansivos, ao mesmo tempo.

     Foi desenvolvido no Japão nos anos 60 por alguns dos maiores artistas marciais daquela época. Buscavam criar uma nova forma de movimento que incluisse o desejo pela paz, a cooperação, e a compreensão mútua entre povos de todas as culturas, mais do que cultivar uma arte de combate e competição.

     Este movimento foi influenciado fortemente tanto por artes antigas quanto por artes contemporâneas, tais como a cerimônia do Chá, o teatro Noh, a música clássica, o free-jazz e a pintura abstrata. Sintetiza a expressão individual com práticas meditativas, consciêntização da energia, e excercícios para a saúde.

     O Shintaido não está amarrado com qualquer religião ou filosofia em particular.
Não importa se você está ou não em forma, os praticantes são incentivados avançar no aprendizado em seu próprio ritmo.


     No mesmo espaço idosos, gestantes, jovens e atletas compartilham a prática em plena harmonia.

     Esta arte envolve cooperação ao invés de competição. Inclui tanto exercícios com os companheiros como exercícios individuais.
Inclui uma amplia gama de movimentos, desde formas mais rápidas e enérgicas, aos mais lentos e meditativos:

     Shintaido básico de mãos abertas
     Bojutsu (bastão)
     Kenjutsu (espada de madeira)
     Shintaido Karatê (derivado do Shotokai Karatê de Shigeru Egami)
     Práticas de meditação e concientização da energia
     Relaxamento e exercicios para a saúde.

     De acordo com sua idade, físico e interesse, o treino poderá ser feito de três formas básicas diferentes:
Youki-Taiso (Ginástica para o Ki):
O Shintaido é altamente eficaz como uma prática saudável, trazendo de volta ao corpo flexibilidade e naturalidade, estimulando também as capacidades de auto-cura já existentes.
Ao efetuar movimentos próprios do Shintaido ou movimentos naturais, ativa-se a energia vital que percorre o corpo (ki). Além disso, provoca um bem-estar que traz equilíbrio na alma, assegurando conseqüentemente a verdadeira saúde. Ao realizar técnicas de respiração, meditação, shiatsu, seitai e massagem, todo o conjunto desencadeia na alma a sensação de frescor.

Kihon-ka (Movimento Fundamental):
É o fundamento do Shintaido e desenvolve as principais práticas, cujo objetivo é buscar seu próprio EU, devolver o corpo à natureza, harmonizar-se com o exterior sem que haja disputa. É o "silêncio dentro do movimento", um silêncio que brota vindo de um movimento intenso.
Shintaido é uma técnica de meditação em movimento cuja percepção se faz usando o corpo todo, libertando a consciência que foi formada dentro da mente, que por sua vez poderá unificar com o universo, com a grande natureza.

Sogo-budo (Arte marcial holística):
Os mestres de elite das artes marciais liderados por Hiroyuki Aoki, o fundador, tentara, criar u,a técnica corporal nova onde a intenção para a paz, o desejo de união, a esperança de compreensão mútua de culturas e grupos diferentes, e os infindáveis anelos do homem moderno pudessem ser expressados na prética, não apenas como um sentimento de derrotar os inimigos.
Prof. Hiramatsu Yamato


Começou no Shintaido há 18 anos.
Veio desde o Japão há alguns meses e estabeleceu-se no Brasil para difundir esta arte.
É Aluno de Hiroyuki Aoki (criador do Shintaido), Fugaku Ito (Shintaidô of America), Mitsuru Okada e Masashi Minagawa (British Shintaido)
(11) 3399-3843
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL