Qwan ki do
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL
     O Qwan Ki Do é uma arte marcial de origem sino–vietnamita, fundada em 1981 pelo grão
mestre Pham Xuan Tong, um dos maiores peritos em artes marciais do mundo. Mestre Tong após 25 anos de estudos, elaborou a síntese dos mais celebres estilos das artes marciais chinesas e vietnamitas. Atualmente o Qwan Ki Do é desenvolvido em trinta países.
O Qwan Ki Do utiliza-se de diversas técnicas de torções, imobilizações, técnicas de chutes, defesa pessoal e o manejo de diversas armas tradicionais chinesas e vietnamitas, transmitindo a seus praticantes toda uma cultura e disciplina de uma autêntica arte marcial tradicional.
     Esta arte marcial traz raízes das mais antigas técnicas das artes marciais. Representa, em sua terminologia recente, a realização de 25 anos de estudos e pesquisas efetuadas por um dos maiores expoentes das artes marciais sino-vietnamitas : mestre Pham Xuan Tong. Nascido em 17 de julho de 1947, em Ninh Binh, perto de Nam Dinh(Tonkin), Pham Xuan Tong elaborou uma síntese dos mais célebres estilos de artes marciais chinesas e vietnamitas. No Vietnã, teve a honra e o privilégio de ser discípulo de mestre Chau Quan Ky que o designou, por testamento, sucessor e depositário de sua escola chinesa Nga Mi Ho Hac Trao ( E Mei Hu He Zhao). Foi ainda beneficiado pelo ensino da arte marcial vietnamita de seu tio-avô Phan Tru e dos mestres Long Ho Hoi, Phan Thanh Su e Le Van Kien.

     Em 1968, mestre Pham Xuan Tong parte para a França para terminar seus estudos. Passa então a empreender o trabalho de sintetizar as duas grandes correntes que aprendera, para tanto servindo-se de elementos da herança do Extremo Oriente e integrando certas descobertas recentes do campo da Educação Física e da Pedagogia do Ensino:surge o Qwan-Ki-Do ! Fruto de vários anos de pesquisas teóricas e práticas,dos quais 13 anos passados na França ( 1968 - 1981).

     Apesar da nova nacionalidade, mestre Pham Xuan Tong continuou fiel às tradições de sua terra natal e, particularmente, ao culto de seus antepassados. Duas razões o motivaram a escolha do termo "Qwan Ki Do": a vontade de prestar uma homenagem a seu mestre,Chau Quan Ky (mencionando-o fonéticamente no nome de seu método ), e o desejo de valorizar os dois elementos fundamentais de toda arte marcial,o " Khi " ( "Qi" em chinês, "Ki" em japonês ) e o "Dao"( "Dao" também em chinês e "Do" em japonês ). Essa dupla preocupação levou ao termo "Quan Khi Dao" ( Via da Energia Vital ) transcrito, para a facilidade de escrita "Qwan Ki Do". Atualmente o Qwan Ki Do é desenvolvido em trinta países.    
O Qwan Ki Do utiliza-se de diversas técnicas de torções, imobilizações, técnicas de chutes, projeções, defesa pessoal e o manejo de diversas armas tradicionais chinesas e vietnamitas, transmitindo a seus praticantes toda uma cultura e disciplina de uma autêntica arte marcial tradicional.
     No Brasil, o Qwan Ki Do foi introduzido pelo mestre Serge Baubil, e atualmente está sendo desenvolvido em seis estados e é representado pelo Diretor Técnico Nacional e presidente da União Qwan Ki Do Brasil, o mestre Evandro Crestani.