Pak Hok Pai (Garça Branca)
     O estilo da Garça Branca utiliza as mãos em forma de bico ou asa. Os ataques são dirigidos aos pontos vitais como os olhos, o pescoço, a tranqueira, etc. os ataques baixos buscam os genitais e virilhas.
     Os bloqueios podem ser realizados com os ante braços e a em forma de bico ou asa, transformando-se em alavancas para romper o braço do adversário.
     Os movimentos da Garça eram usados para desenvolver o controle, caráter e espírito. Os movimentos na postura sobre uma perna eram realizados com um grau considerado de concentração. A Garça Branca é conhecida por seus movimentos ágeis de chutes, torções e ataques perigosos.
     Depois de ter vivido nas montanhas por um certo tempo, familiarizou-se com os macacos e garças que viviam nas montanhas. Diz à lenda que Adato viu uma garça branca aquecendo-se ao sol quando, subitamente, um macaco selvagem apareceu e atacou a garça agarrando-a pelas assas. O pássaro estava assustado, mas este fugiu do ataque do macaco e vingou-se usando seu longo bico para bicá-lo. Seguiu-se uma batalha violenta. O macaco que era normalmente considerado ativo e ágil não era páreo para a garça. Adato observou tudo e estava fascinado pela esperteza dos dois animais. A luta terminou completamente por um tempo e o macaco estava começando a demonstrar sinais de cansaço quando subitamente, como um raio, o bico da garça golpeia um dos olhos do macaco que proferiu um grito de dor enquanto o sangue fluía do olho. O macaco pulando fugiu para o abrigo da floresta de onde veio. No inicio, Adato apenas observou, mas não pensou muito sobre a luta, porém, quando observou mais atentamente, começou a notar que os dois animais usavam métodos diferentes para lutar.
     Os movimentos da garça eram evasivos, anulando cada movimento de ataque do macaco, não importando a velocidade que era desferida, Adato formou um sistema de técnicas de punho e perna em sua mente. Como resultado de muito treino e pratica o estilo de Kung-Fu Pak Hok Pai começou a ser formar. Este novo estilo possuía os atributos combativos da Garça Branca (evasão, suavidade e ataque nos pontos vitais) e do macaco (ataques poderosos com os braços longos, técnicas de saltos e chutes).
     Controle físico: desenvolvimento da coordenação motora, força, resistência, flexibilidade, velocidade, ritmo, auxiliando no crescimento e ainda controle do aumento e diminuição do peso.

     Controle Emocional e Mental: proporciona maior segurança, tranqüilidade e controle das ações, desenvolvimento do raciocínio, dos reflexos, maior atenção e concentração mental.

     Defesa Pessoal: muito rico em técnicas de defesas diversas, incluindo varias técnicas de ataques que por sua vez só deverá se usada em último recurso.
Benefícios do Pak Hok Pai
     Este estilo enfatiza igualmente o ataque e a defesa com os braços e onde os quatros membros devem agir em perfeita harmonia. Muitos estilos enfatizam as técnicas de curta distancia, o pai hao chuan utiliza ambas as técnicas, alem de diversos movimentos circulares e uso de golpes diretos e laterais.
     De fato, parte da filosofia deste estilo consiste em atacar com uma verdadeira “artilharia “ de golpes, ao invés de utilizar–se de um só movimento e isto torna o pay hao chuan um estilo realmente poderoso. O melhor a fazer seria derrotar o oponente antes mesmo que ele pudesse alcança-lo, mas nem sempre isso acontece. Através de técnicas continuas, o estilo não permite que o oponente tenha oportunidade contra-atacar. Outro aspecto forte das técnicas do pay hao chuan é contra-atacar um golpe direto com um com um movimento circular, e um ataque circular com um golpe direto, não sendo isto uma regra imposta. Apesar desta arte ter se originado no sul da China, ela combina estilos de kung fu, ambos do Norte e do Sul daquele país, criando assim, uma base sólida, socos fortes, chutes e saltos. Assim, não se enfatiza apenas uma área.
     Por fazer de tudo é que torna o estilo pay hao chuan realmente diferente. Tudo, neste estilo, esta ligado ao trabalho externo, como também ao trabalho interno. No inicio dos treinamentos do pay hao chuan são enfatizados técnicas externas, como chutes (tui) e socos (choy). Posteriormente, no entanto, o praticante executa intenso trabalho interno, como por exemplo, exercícios respiratórios (chi kun). O estilo pay hao chuan é definitivamente eficaz em um combate. De se salientar, ainda, que existem outros aspectos para se desenvolver dentro das artes marciais chinesas, e não somente a luta. As artes marciais existem há muito tempo e é necessário ensinar as pessoas como utilizar a filosofia do kung fu . Já nos tempos atuais, as pessoas veem as artes marciais chinesas de forma positiva, antigamente, o objetivo único era aprender a lutar. Hoje em dia , os pais querem que os filhos pratiquem artes marciais pela disciplina. De fato existem vários tipos de forcas O pay hao chuan possui forca física, mas isto só no começo. Alias, aprender a lutar é fácil, aprender como não lutar é que é difícil.
     Sabe-se muito pouco sobre a historia do estilo Garça Branca em seu período no Tibete, diz à lenda que o estilo Garça Branca (Pak Hok Pai, Pai Hao Chuan ou Fei Hok Phai.), foi originado na Dinastia Ming, por um artista marcial chamado “Adato”, nasceu em 1426, foi um jovem ativo que praticava a arte de cavalgar e um tipo especial de Kun-Na (habilidade de agarrar e controlar).Ele tinha um grande talento para artes marciais. Certa vez, Adato retirou-se para as montanhas para se exilar de modo que pudesse meditar e estudar os ensinamentos budistas sem ser incomodado.
Fei Hok Phai
     O Fei Hok Phai (estilo da garça em vôo, ou estilo da garça voando ou da garça voadora) é um estilo de Kung Fu originário do sul da China, mais precisamente do Cantão), local onde Chiu Pin Lok (mestre lope) aprendeu diversos estilos de Kung Fu, entre eles Hung Tao Choi Mei Gar, Hun Gar e Mo Gar, e os otimizou criando seu próprio estilo.

     O Fei Hok Phai, Estilo da Garça Voando, é caracterizado, dentro da linha Shaolin do Sul, pelos movimentos da Garça, que são ágeis, harmoniosos e perigosos.

     Dentro desse estilo, também são realizados movimentos do Dragão, Serpente, Tigre, Leopardo, Leão, Elefante, Macaco, Cavalo e Raposa.

     Um dos taolu (seqüencia de movimentos, também denominada "kati" ou "forma") mais significativos dos 28 encontrados no Fei Hok Phai é o Pao Hok Chuan, Movimento da Garça e Leopardo, que tem origem no Hung Tao Choi Mei Gar. Este Kati é composto por técnicas de leopardo, caracterizadas pelo desenvolvimento de velocidade pela grande destreza dos movimentos e por técnicas da Garça, que são caracterizadas por movimentos realizados com leveza, agilidade e harmonia.

     Nas técnicas encontradas neste estilo, também estão presentes várias armas típicas, tais como: Gun (kwan, bastão chinês), Dao (tou, facão chinês), jian (espada chinesa), punhais, San Jie Gun (bastão de três seções), quiang (Tcheang, lança de wushu com uma ponta), lança de 2 pontas, lança de pá e lua, Gwan Dao (Kwan Tou, tipo de alabarda chinesa) , corrente entre outros.

     O estilo foi criado durante uma viagem de avião, aonde o mestre em dúvida não sabia o nome ao qual batizaria o estilo, viu uma garça voando, achou bonito e lhe deu o nome de o estilo da garça voadora.
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL