Nan Quan
     Nan Quan é um tipo de boxe do sul da China.

     É um estilo que tem por peculiaridade as bases mais baixas e os golpes mais curtos.

     Os praticantes desta modalidade põem muita ênfase em pernas firmes. Não importa como se movem os braços, as pernas devem ser firmes, os dedos dos pés têm de se agarrar ao chão tão forte como as raízes de uma grande árvore. Ele é a designação geral de boxes de escolas do sul. Este termo cobre diversas escolas e tem uma história de 400 - 500 anos.
     
As pessoas do sul da china têm fisicamente muitas características em comum, por exemplo, elas são baixas e vigorosas, ágeis e rápidas, e os músculos têm grande força explosiva. Por isso, os boxes do sul têm algumas características em comum, e formaram contrastes bem claros com as artes marciais do norte. Daí, veio o termo específico: Nan Quan.

As pessoas do norte normalmente são mais altas. Em combate, elas usam mais os p?s. Existe um ditado sobre isso: "as mãos são duas portas, para lutar usam-se somente os pés". No boxe do norte, há muitos movimentos de pular. No boxe do sul, usam-se raramente as pernas. Os mestres põem maior concentração nos braços e nas mãos. Por isso, usa-se o termo "os punhos do sul e as pernas do norte" para descrever a diferença dos estilos do norte e do sul.

Os boxes do sul têm menos técnicas nos movimentos das pernas e menor ?rea para se mover, mas têm movimentos de braços e de mãos finos e tensos, bem programados. Eles põem muita ênfase em ter pernas firmes: não importa como se movem os braços, as pernas devem ser firmes, os dedos dos pés têm de se agarrar ao chão, tão forte como as raízes de uma grande árvore. Porque as pernas são firmes, os braços tém uma base estável para seus movimentos fortes. Por isso, Nan Quan, os boxes do sul, sempre têm ataque bem fortes com as mãos.
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL