Naginata Do
     A Naginata ou Naguinata é essencialmente uma lâmina japonesa montada em uma haste longa. Ela se assemelha a uma alabarda européia mas somente com uma lâmina curva e de um gume montada em sua extremidade.

     Naguinata-do (lit. "caminho da naguinata") ou Atarashii Naginata (lit. "nova naguinata") é o nome de uma arte marcial japonesa moderna (Gendai Budo) que emprega em sua prática a arma de mesmo nome.

     O Naginatajutsu refere-se aos estilos clássicas (Koryu) que contém esta arma em seu currículo, e a partir dos quais o Naginata-do foi modelado.


     As origens da Naginata remontam ao Período Heian (794 d.c à 1185 d.c). A naguinata foi uma arma muito usada pelos Sôhei, os monges guerreiros, e os Yamabushi, os monges da montanha.
Sua popularidade deu-se por volta do ano 1000 d.c..
     Nos séculos sequintes a Naginata sua popularidade passou por altos e baixos, conforme as táticas usadas em batalha iam evoluindo.

     De qualquer forma, a importância da naginata para os samurais pode ser atestada pela quantidade relativamente grande de estilos de bujutsu que a incorporaram em seu currículo, para citar alguns: Suio Ryu, Katori Shinto Ryu, Tendo Ryu, Toda-ha Buko ryu e o Yoshin ryu.
Posteriormente seu uso foi disseminado pelas mulheres japonesas de família Samurai, como uma arma que poderia ser usada na proteção de seus lares em período de guerra.

     Com o final da era dos Samurais e a Restauração Meiji em 1868 o Japão foi modernizado e muitas das antigas práticas caíram em desuso. No Período Showa a Naginata passou a fazer parte do currículo escolar de educação física para as meninas. Psteriormente, com a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial a prática foi remodelada na forma do Naginata-do, praticado hoje em dia no Japão e diversos países do ocidente.
A prática

     As primeiras associações para a prática do Naguinata formaram-se a partir de 1950, congregando mais de 15 estilos diferentes.

     Em 1953 foi instituída a ZEN NIPPON NAGINATA RENMEI - Confederação Japonesa de Naguinata, que regulamentou o estilo oficial dessa arte, reunindo as técnicas dos diversos estilos existentes, principalmente Tendô Ryu e Jiki Shinkague Ryu.

     No mundo, regulamentação do Naguinata-do é realizada pela Federação Internacional de Naguinata - INF. A INF foi criada em 1990, congregando vários países e está divida em três seções : Japão, Europa e Américas. No Japão o Naguinata é regido pela All Japan Naginata Federation. No Brasil isso se dá pela Associação de Naguinata do Brasil - ANB.
Equipamento

     A Naguinata verdadeira, de lâmina de aço e com gume, somente é usada em demonstrações, salvo raras exceções. Adequadas ao treino há 2 tipos de Naguinata, a 1ª tem no lugar da lâmina duas tiras de bambu curvas e bem flexíveis que possibilitam a absorção do impacto sendo usadas nos treinos de contato e campeonatos e inclusive na prática de formas pré-ordenadas básicas (Shikake-Ôji), a 2ª é inteiriça em madeira, própria para o treino de formas pré-ordenadas avançadas (Kata).

     Os praticantes de Naguinata-do vestem-se com protetores durante os treinos de contato e nos campeonatos. O Bogu, como é chamado esta vestimenta de proteção, compreende protetores da cabeça (e garganta). Somente é permitido os golpes direcionados nestes pontos protegidos.

     Em comparação ao Kendo o Men possui abas laterais mais curtas, o Kote possui articulação para o dedo indicador, possibilitando assim o melhor manuseio da arma e por fim o uso do Suneate que não é usado no Kendo.
Aspecto filosófico

     A Federação Japonesa de Naguinata tem atuado com o seguinte conceito e princípio:

     Promover a harmonia entre a mente e o corpo através do treinamento.
De acordo com a Federação Japonesa de Naguinata, através da orientação correta do Naguinata-do procura-se o aperfeiçoamento da técnica, cultivar o espírito, aumentar a vitalidade e também :

Treinar corretamente dentro dos princípios do Naguinata
Respeitar a disciplina
Respeitar a etiqueta e cooperar com os outros
Aprender e preservar a cultura tradicional japonesa
Cultivar a mente
Desenvolver o espírito e o corpo
Promover a paz e prosperidade entre as pessoas
Naginata Koryu

A Naginata é encontrada como parte do currículum de diversos estilos de Kobudô. A prática e sistema de graduação varia de estilo para estilo, assim como o uso ou não de protetores para a prática de combate.
No Brasil a prática de Naginata de estilos koryu concentra-se na Confederação Brasileira de Kobudô que engloba os estilos Suio Ryu e Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu em sua prática.
Alguns dos estilos mais comuns conhecidos que incorporam a naginata em seu currículo são:

Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu
O Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu é o estilo mais antigo de Koryu, e única tradição do Japão reconhecida como Bunkasai, ou tesouro cultural japonês. As características desta escola são técnicas dinâmicas e katas longos, com movimentos como saltos, giros com o corpo e cortes ascendentes e descendentes usados em alternância.
O Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu possui sete katas com naginata, divididos em dois conjuntos.

Suio Ryu
O Suio Ryu Iai Kenpo é um dos estilos mais completos, tendo em seu currículo diversas armas. A Naginata ocupa um importante destaque , tendo sido incorporada pelo próprio fundador do estilo, Mima Yochizaemon Kagenobu(1577-1665), que aprendeu a utilizar esta arma com os monges sohei durante o Musha shugyo (peregrinação guerreira) que fez na primeira parte de sua vida.
Os katas de Naginata são divididos em três conjuntos: Naginata contra espada, Naginata contra Naginata e formas solo em que são praticadas técnicas usadas em campos de batalha para abater cavalos.


Outras tradições

Outras importantes tradições que ensinam Naginata são:.
Tendo Ryu Naginata-jutsu
Jiki-shinkage Ryu Naginata-jutsu
Toda-ha Buko Ryu Naginata-jutsu
Higo Koryu Naginata-jutsu
Yoshin Ryu Naginata-jutsu
Naginata-do no Brasil

     O Naginata-do é uma arte marcial praticamente desconhecida no Brasil. Esta arte foi praticada na colônia japonesa durante o período pré-Segunda Guerra Mundial, mas praticamente não há registros sobre ela. A professora mais destacada da época foi Shizu Furumoto sensei.

     O grupo atual de praticantes iniciou suas atividades há pouco mais de 15 anos, quando a professora Hatsue Takahashi veio do Japão em 1987 e fez demonstrações em São Paulo, formando o primeiro grupo de praticantes dessa arte marcial. Este pequeno grupo foi aos poucos aumentando, contando com a orientação da mesma professora Takahashi, que esporadicamente vinha para o Brasil.

     Em 1993 foi criada a Associação de Naguinata do Brasil - ANB, que congrega praticantes e simpatizantes do Naginata-do, cuja filiação à Federação Internacional de Naguinata - INF, foi aprovada e aceita como seu 8º membro. Isso possibilitou a participação do Brasil, de forma oficial nos eventos da INF. Assim em 1993 o Brasil esteve no 3º Torneio Internacional da Amizade realizado em Los Angeles - EUA e no 1º Campeonato Mundial em Tóquio - Japão. Em 1995 esteve no Seminário e Torneio em Yamagata - Japão. Presente no 2º Campeonato Mundial em Paris - França e em 1996 o Brasil teve a grande honra de sediar o 4º Torneio Internacional da Amizade.

     Atualmente no Brasil existem duas professoras autorizadas pela INF a lecionar a arte do Naginata-do: Yasue Morita Sensei e Keiko Abe Sensei, ambas com graduação de 3º Dan e têm mantido um grupo de treinamento através da ANB em São Paulo. Responsáveis pela divulgação dessa arte marcial e pela orientação às pessoas interessadas em aprendê-la, de acordo com os princípios do Naguinata-do e regras da INF. No Rio de Janeiro há um grupo de estudo supervisionado pela ANB.

     No ano de 2007 ocorreu o 4º Campeonato Mundial de Naginata, na Bélgica, onde o Brasil foi representado por uma equipe da Associação de Naguinata do Brasil.

Naginata Koryu

     No Brasil, o Naginatajutsu dos estilos Suio ryu e Tenshin shoden Katori Shinto Ryu são praticados dentro da Confederação Brasileira de Kobudo (CBKOb). O ensino dentro da CBKob é feito por seu presidente, Jorge Kishikawa, outros professores ligados a ele, São filiados à Nihon Kobudo Kyokai (sede em Toquio, Japão)- NKK - e autorizados a lecionar a arte da Naguinata do Suio ryu pelo Soke (grão-mestre) Yoshimitsu Katsuse.
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL