O "lop Kuen Do" (Cantonês) ou "Na Quan Dão" (Mandarin) significa o caminho do punho com controle ou o caminho do punho controlado. é um estilo de Kung Fu moderno que foi desenvolvido para o Exército brasileiro e posteriormente ministrado para civis, criado pelo Sifu (mestre) Luiz Barbosa, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, faixa preta seis graus de Lop Kuen Do kung Fu e Reiki Master - Tradicional Sistema de Reiki Tibetano (nível quatro).
     Criado há aproximadamente seis anos, o estilo tem como objetivo principal o desenvolvimento humano e social dos alunos através de exercícios de meditação, concentração, os quais, ajudam no processo de autocontrole, autodisciplina, além de exercícios físicos e técnicas de combate e defesa pessoal tendo como ponto base a realidade e a violência dos dias atuais.
    O Lop Kuen Do utiliza na sua essência as principais técnicas de Kung Fu, tais como: Sanshou e Kuoshu Lei Tai (boxe Chinês), Qin Na ou Chin Na (chaves e imobilizações), Chi Kung (canalização do Chi), Shuai Jiao (luta corporal com arremeço e queda), Tao Lu (formas), armamento tradicional Chinês, Tai Chi Chuan (punho do limite supremo), meditação e filosofia.
A Associação e o Sifu Luiz Barbosa
     A Associação de Lop Kuen Do Kung Fu, é uma entidade oficial, desde agosto de 2004, com alvará de funcionamento e CNPJ (06.941.946/0001-39), está ainda, em trâmites de filiação junto a Federação Paulista de Kung Fu-Wushu e começou, a partir deste ano (2008), a participar de competições oficiais de Sanshou e Kuoshu Lei Tai. Presidida pelo Fundador do Estilo Lop Kuen Do, o Sifu Luiz Barbosa, formado em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército Brasileiro, praticou por mais de quatorze anos o estilo Garra de Águia de Kung Fu, formando-se nesse estilo sob a supervisão do Mestre Edilson Moraes e do Grão Mestre Li Wing Kay, além de ter praticado outros estilos de Kung Fu e artes marciais, tais como: Chi Tao Ki Kung Fu, Leopardo Kung Fu, Capoeira, Judo e Boxe Tailandês. Tem, ainda em seu curriculo os seguintes cursos pela Federação Paulista de Kuoshu Kung Fu Tradicional: Curso de Instrutor com especialização no Estilo Garra de Águia, Medicina Esportiva, Primeiros Socorros e Traumatologia Esportiva com o Mestre Sheng, Chi Kung com a Grã Mestre Lily Lau-USA, Katis Olímpicos, Shuai-Jiao Quedas e Torções com Daniel Weng-USA, Muay Thay com o Grã Mestre Carter Wong- Hong Kong, Curso de Boxe Chinês com o Mestre Li Wing Kay e Curso de Arbitragem de Kuosho Lei Tai.
     O termo "Na Quan Dao" significa "caminho do punho controlado" (mandarim). O termo cantonês Lop Kuen Do, que quer dizer também "caminho do punho controlado", foi utilizada na criação do estilo e em anos posteriores, mas quando se iniciou o processo de filiação do estilo junto à Federação Paulista de Kung Fu/Wushu, optou-se por renomear o estilo com o termo em mandarim, sendo essa a língua oficial da República da China, em quanto que o cantonês é apenas um dialeto utilizado na província da Cantão. Uma curiosidade sobre o termo Na Quan Dao, é que a palavra Quan (punho), é pronunciada como "TCHUEN", ou seja, em português a pronuncia do termo é Na "TCHUEN" Dao.
O NOME
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL