Kombato
     Kombato é um sistema de segurança, defesa pessoal e arte marcial brasileiro, calcado nos princípios das forças militares. Foi fundado em 1989, e desde então é liderado pelo Soke (fundador) Paulo Albuquerque. Utiliza uma combinação de chutes, socos, projeções e muito treinamento com armas, especialmente facas e bastões; é utilizado por muitas companhias privadas.

     O sistema é utilizado por guarda-costas no Brasil para proteger autoridades e figuras políticas e existe um programa de Kombato adaptado para os civis, ministrados em academias, clubes e por meio de aulas particulares também. O objetivo do sistema é fazer com que seus praticantes estejam atentos, com uma grande noção de segurança e percepção, para poder reconhecer e neutralizar ameaças. O sistema ensina movimentos com e sem armas, tanto em pé, quanto no chão. Para compreender melhor o sistema de segurança que o Kombato propõe, os professores ensinam os alunos por meio de mnemônicos.

     Novas técnicas e aperfeiçoamento das antigas acontece periodiamente, e todas as técnicas são checadas por simulações pelo seu time de instrutores. Somente ai é ensinado aos estudantes.

     O sistema de graduação é semelhante ao das outras artes marciais, mas também se assemelha a hierarquia militar. O estudantes iniciam com o título de Iniciante, avançam por 3 graduações de verde (I, II e III), Duas de Vermelha (I e II), uma de Marrom, preta (1 a 10). Para crianças, existe a graduação de Amarela. Em cada graduação há uma dose grande de aprendizado: Verde é para combate corpo-a-corpo (lutar em pé e no chão) e defesa pessoal; vermelha para instrução de segurança e proteção VIP; e a marrom para técnicas de combate militar.

     O Kombato já existe em diversos países, além do Brasil: EUA, Itália, Moçambique.
     Gaúcho de Uruguaiana, nascido em 11.09.1967, criado no Rio de Janeiro, é Analista de Sistemas e jornalista. Graduado em diversas artes marciais, tendo iniciado seu treinamento aos 8 anos, em 1975. É o único Mestre graduado em técnicas de combate filipinas no Brasil. É Responsável pelo treinamento dos guarda costas das maiores celebridades da TV Globo (RJ), Batalhão de Choque do RJ, e por diversas facções da Marinha do Brasil, Aeronáutica, tendo ensinado inclusive no Curso de Especialização de guerra Anfíbia, e no Primeiro Curso de Segurança em Embaixadas e na Companhia de Polícia do Batalhão Naval.
     Lecionou também para Marines do Exército Americano, onde trabalhou em 1995. Alguns de seus alunos são responsáveis pelo treinamento em outras grandes organizações, como Fabiano Franklin, na Polícia Federal (BH); ou na ONU, ou GAM (Grupamento Aero Maritmo). A frente do projeto Kombato desde 1988, vem desenvolvendo a técnica e metodologia da Kombato,
trocando conhecimento com militares e artistas marciais Russos, Alemães, Ingleses, Americanos, Israelenses e Dinamarqueses, para tornar a nossa técnica de Combate Militar a melhor do mundo.
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL