O Kata Shubu do Ryu é um mix de artes marciais (Karate Shotokan, Judô, Jiu-jitsu e Tae-Kwon-Do) onde o praticante moldará a luta no estilo que mais se adaptar.
     O Grão-Mestre Sérgio F. Senna, faixa preta em diversas modalidades, percebeu que muitas modalidades Orientais não atendiam com precisão o padrão de corpo do brasileiro e sentiu a nacessidade de criar um estilo proprio que fosse versátil, completo e maleavel, surgindo assim o Kata Shubu do Ryu.

     Atualmente o estilo vai até ao tão polêmico 22°grau, que se explica fácilmente pela complexidade do estilo e pelo fato de que seu fundador está vivo até os dias de hoje e continua a adicionar novas técnicas ao Kata Shubu Do Ryu. Suas principais Sedes estão situadas nos Estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e por fim sua Federação no Estado do Rio de Janeiro.
     Em 1982 foi fundada a associação KATA SHUBU DO RYU CLUBE, tendo como seu fundador-presidente Sérgio Francisco de Sena. A associação KATA SHUBU DO RYU foi fundada com o objetivo de difundir as bases doutrinárias e técnicas do método de educaçãoi fisica brasileira KATA SHUBU DO RYU através de demonstrações e torneios entre suas filiadas que ministrassem o estilo.


     Já em 16/03/1986, foi fundada a FEDERAÇÃO KATA SHUBU DO RYU, que estava sendo divulgado em vários Estados do Brasil, como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro.
obs.: No estatuto da Federação Kata shubu do Ryu foi mencionado pela primeira vez, em 16/03/1986, no Rio de Janeiro, a expreção contida no artigo 7, onde se lê KATA SHUBU DO RYU ou CAMINHO DOS MOVIMENTOS PARA AUTO DEFESA.
O professor Sergio é 22º dan.
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL