Juate Do
     O Juatedo é uma arte marcial brasileira, desenvolvida pelo Mestre Carlos Antonio R. Bezerra 7º Dan, aproximadamente no início dos anos 60, com seus princípios fundados nas bases das artes marciais samurai japonesas e na filosofia do Budô, tendo todo os seus ensinamentos passados por seu pai (Antônio Batista Bezerra 1º Dan) e pelo Mestre Takiano Takashi 7º Dan, este vindo diretamente do Japão, no ano de 1949. O Juatedo possui uma Associação Brasileira (ABJ) fundada em 1982, que regulamenta sua prática.

     É uma arte formadora de moral que propicia o desenvolvimento da inteligência e dos talentos do indivíduo, em outras palavras, é um caminho que desenvolve toda a potencialidade existente no ser humano; por isso é que o Juatedo é uma proposta pedagógica e filosófica, tendo como
Mestre Carlos Bezerra, Faixa Vermelha,7º Dan
objetivo a formação de cidadãos éticos e auto-suficientes para enfrentar os desafios de sua longa jornada em uma sociedade contemporânea
O Juatedo se manifesta ao homem como uma forma de elucidação, que tanto favore a compreensão de si mesmo, como estabelece um caminho estruturado que venha propiciar ao homem uma reflexão crítica e coerente de "visão de mundo" para que o mesmo possa agir ciente e consciente de sua responsabilidade como cidadão. Nós não "agimos por agir", agimos sim, por uma certa finalidade que pode ser mais ampla ou mais restrita. As finalidades restritas são aquelas que se referem somente ao bem-estar material e aos benefícios imediatos. As finalidades mais amplas são aquelas que se referem ao sentido da existência: a busca do bem-estar físico e espiritual, o bem do próximo, da sociedade, doar-se em benefício da educação, lutar pela emancipação dos oprimidos, ser consciente de sua responsabilidade social, lutar pela preservação da natureza, etc. Por isso, é que certamente devido ao fato de que a vida só tem sentido se vivida em função da busca da virtude. Praticar o Juatedo intensamente com sua mente e corpo, unindo-os com o espírito, é desenvolver uma mente ampla.

As técnicas base que formam essa arte marcial são:
Atemi-Waza: Técnica de golpes visando pontos específicos no corpo do adversário.
Jujutsu: Técnica de golpes de projeção e imobilização através de chaves, torções e arremessos.
Kenjutsu: Técnica de manuseio, comportamento e golpes com a espada japonesa (bokken e katana).
Iaijutsu: Técnica do desembainhar da espada.
Kyujutsu: Técnica de manuseio do arco-e-flecha.
Meditação: Vivência e procura da paz através, também, da meditação e procura do "eu" interno.
Filosofia: Estudo que se caracteriza pela intenção de ampliar incessantemente a compreensão da realidade e do Budô, o código do Samurai.

     Apesar de todo o embasamento ténico ser oriundo das técnicas japonesas, é importante enaltecer que a toda a forma foi desenvolvida aqui no Brasil, portanto muitos dos golpes possuem tanto nomes em português, quanto em japonês, isso faz com que o Juatedo seja uma legítima arte marcial brasileira.

O Nome

     A palavra Juatedo (Tembém escrito Juatedô ou Juate-dô) tem sua origem no vocabulário japonês. Ela é composta pelos kanjis JU, ATE, e DO que por sua vez significam:

JU - Flexível, ágil. O principio é não resistir ao oponente, sujeitar-se a ele e, a partir daí, alcançar o triunfo.
ATE - Golpes. Instinto pela preservação da vida. Não existe um só ser, mesmo como um minúsculo inseto, que não tenha instinto de sobrevivência quando acuado sua ação é libertar-se, fugir ou reagir quando sente a sua vida em perigo. Os movimento de defesas e ataques são lei biológica pela preservação da espécie.
DO - Caminho, do conhecimento e da virtude, trazer a luz para si mesmo.
Portanto, Juatedo significa Caminho dos Golpes da Flexibilidade, como a palavra japonesa é formada por kanjis, também podem ser feitas outras leituras como: Caminho dos Golpes Flexíveis ou Caminho dos Golpes Suaves.


Caminho dos Golpes da Flexibilidade

Não tem a ver com o ódio, e sim com a paz;
Não tem a ver com a resistência, e sim com a flexibilidade;
Não tem a ver com a ignorância, e sim com o conhecimento;
Não tem a ver com a fatuidade, e sim com a moderação;
Não se trata de conhecer o seu adversário, e sim de conhecer a si mesmo;
Não se trata de uma luta, e sim de uma filosofia.


Elementos do Juatedo

BUSHIDO: CÓDIGO DE HONRA
A disciplina é o Caminho do triunfo
ESPADAS (Kenjutsu)
- Katana (com 60 a 90cm de comprimento) - Wakizashi (30 a 60cm de comprimento) - Bokken ou Bokuto (espada de madeira para treinos) - Shinai (espada de bambu para combates)
ARCO E FLECHA* (Kyujutsu)
Técnicas de ataque e defesa
GOLPES DE IMPACTOS (Atemi-waza)
(com punhos e pernas).
PROJEÇÕES (Jujutsu)
(com torções, deslocamento e imobilizações).
MEDITAÇÃO (Zazen)
No Juatedo, não existem campeonatos, somente a competição contra você mesmo, para o praticante se superar cada vez mais. Katas e Kumites são parte do treinamento, esses não são estimulados em forma de medalhar, mas sim, usufruidos como um meio para auto-superação.
A Proposta do Juatedo

     A Proposta, da moral, ética e lema do Juatedo é revelar o verdadeiro espírito dos guerreiros da virtude.

     O Juatedo é uma filosofia - educacional enaltecedora - um conceito de vida. Estima as ações acima das palavras. Edificar o caráter através da prática , da busca, e da cidadania pelo serviço social. Desenvolver cooperação fazendo cooperar. A filosofia - Juatedo - é um processo de formar verdadeiros homens, (guerreiros da virtude). Para que o objetivo seja alcançado há regras que devem ser seguidas, estas regras são fundamentais para o triunfo da busca de si mesmo e da cidadania.

     Dentro todas as exigências para ser um verdadeiro guerreiro da virtude, a disciplina, compreensão e a reflexão, são as mais importantes. É preciso conhecer a promessa lema e fazer o máximo para viver de acordo com o código de honra, ou não serás um verdadeiro praticante por mais habilidade e técnica que possa alcançar.



A PROMESSA DO JUATEDOCA

1. Aprender e cumprir meu dever para com Deus, e trabalhar em benefício da sociedade;
2. Respeitar as leis e cultura de minha pátria;
3. Praticar em atos, o bushido;
4. Desenvolver-me fisicamente, mentalmente, moralmente e espiritualmente;
5. Ser auto-suficiente;
6. Ser humilde e pacificador;
...Isto, eu o farei pela minha honra.
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL