Iaijutsu
     O Iaijutsu, também chamado de Battôjutsu, Saya-no-uchi, Nuki e Yore, é a arte marcial japonesa do desembainhar da espada. Consiste em conjuntos de Katas, técnicas ou movimentos que permitem ao praticante reagir de forma apropriada a determinadas situações.
     O Iaijutsu faz parte do Kobudo, ou Koryu Budo, as artes marciais genuinamente samurais, criadas por estes guerreiros . Como toda arte do Kobudo, o Iaijutsu se encontra dividido em diferentes estilos (em japonês ryu), que se fragmentaram ao longo dos séculos.
     Os katas são divididos em quatro partes básicas: o desembainhar (nukitsuke), o(s) corte(s) (kiritsuke), a limpeza do sangue da lâmina (chiburi) e o re-embainhar (noto).
Além dos katas, que normalmente são praticados com espadas sem fio, chamadas de Iaito, alguns estilos praticam também também técnicas executadas com espadas desembainhadas (geralmente chamadas de kumitachi. Outros estilos praticam também o tameshigiri ou o suemonogiri, que é o corte de rolos de palha de larguras equivalentes a partes do corpo humano.
     Além do estudo das técnicas, existe também o aspécto filosófico que envolve cada um dos diversos estilos de iaijutsu, influenciando inclusive na forma como as técnicas são executadas. Um praticante de um estilo tradicional de iaijutsu deve conhecer tais influências.
     As técnicas de saque da espada são bastante antigas, mas a maior parte das técnicas de Iai conhecidas atualmente foram (re)concebidas por Hayashizaki Jinsuke Minamoto-no-Shigenobu no século XVI. Assim sendo, é comum se aceitar que Hayashizaki foi o "criador" do Iaijutsu, mas o mais correto seria afirmar que ele é o Chûkô no So, um "revitalizador" da arte.
     Dentre estilos anteriores Hayashizaki que possuem técnicas de Iaijutsu merece destaque o Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu, o mais antigo estilo existente de Kobudo. A existência de técnicas no Katori Shinto Ryu atesta sua antiguidade e importância ainda antes do período Edo. Porém a importância de Hayashizaki não pode ser desprezada, fato evidenciado pela grande quantidade de estilos derivados diretamente do Muso Hayashizaki Ryu, seu estilo original.
Os dois estilos mais difundidos na atualidade são
- Muso Jikiden Eishin ryu
e
- Muso Shinden ryu. O Muso Shinden ryu foi um estilo criado por Nakayama Hakudô no início do século XX e é uma derivação do estilo Muso Jikiden Eishin ryu. O Muso Jikiden Eishin ryû foi criado pelo próprio Hayashizaki Jinsuke. Foi originalmente chamado Muso Hayashizaki Ryu.
Além deles, existem atualmente estilos como:

- Hôki ryu
- Kageyama ryu
- Kanshin ryu
- Mugai ryu
- Rikishin ryu
- Risshin (Tatsumi) ryu
- Seigô ryu
- Sekiguchi Ryu
- Shinkage ryu
- Shinmusô Hayashizaki ryu
- Suio ryu
- Suihasu ryu
- Tamiya ryu
-Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu
Cada estilo possui características próprias e técnicas peculiares.
Graduações em Iaijutsu
     A graduação no Iaijutsu varia muito dependendo do estilo. Cada estilo possui um currículo diferente de técnicas e a graduação representa o grau de conhecimento das técnicas. Os nomes variam, mas não é incomum encontrar a progressão Shoden-Chûden- Okuden- Menkyo Kaiden para a graduação.
Embora seja incomum, algumas escolas adotam o sistema de graduações modernas ("kyu" e "dan"). Existem estilos que possuem as duas formas de graduações coexistindo.

Iaijutsu e Iaidô

     Após a Segunda Guerra Mundial, a Federação Japonesa de Kendô (ZNKR - Zen Nihon Kendo Renmei) criou o chamado Seitei Iai, sendo atualmente um conjunto padronizado de 12 (doze) katas de iaijutsu de variados estilos, com ênfase nos estilos Musô Jikiden Eishin e Musô Shinden, com o intuito de estimular a prática do iaijutsu. Paralelamente, existe a Zen Nihon Iaido Renmei, que possui um conjunto de 5 (cinco) katas de iaijutsu de variados estilos, mas com um conteúdo bastante diferente do Seitei Iai.
Alguns praticam exclusivamente o Iaijutsu, outros, exclusivamente ao seitei iai.Sendo estes últimos a maioria.

Iaijutsu no mundo

     Os diversos de Iaijutsu de encontram difundidos não só no Japão, mas ao redor do mundo, sobretudo nas Américas e na Europa, pertencentes à diversas federações e associações.

     Na América do Sul há grupos conhecidos na prática em países como Argentina, Brasil e Chile. Entre os estilos praticados se destacam Suio Ryu, Sekiguchi Ryu, Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu, Muso Shinden Ryu e Muso Jikiden Eishin Ryu.

Iaijutsu no Brasil

     O Iaijutsu foi provavelmente introduzido pelos colonos japoneses que chegaram ao longo da primeira metade do século XX, pois não há menções de grupos abertos de prática ou da vinda de praticantes reconhecidos de estilos tradicionais.

     A partir da década de 1970 surgem os primeiros praticantes. A grande difusão começa, entretanto, a partir da segunda metade de década de 1990. Surgem grupos de prática em todas as regiões do país, sobretudo ligados à Confederação Brasileira de Kobudo. Há também grupos ligados à associações de Aikido, Kendo, e outras artes de origem Samurai.

     Dentro da Confederação Brasileira de Kobudo, o Iaijutsu foi introduzido por seu presidente e fundador, Sensei Jorge Kishikawa. Os principais estilos praticados atualmente são Suio Ryu, Muso Shinden Ryu, Tenshin Katori Shinto Ryu ,Sekiguchi Ryu e outros. De acordo com a Confederação Brasileira de Kobudo, existem cerca de 800 praticantes de Iaijutsu no Brasil (dados de abril de 2007).

     O estilo Hiten Mitsurugi-Ryu, que aparece no mangá e no anime Rurouni Kenshin ou Samurai X é um estilo totalmente fictício. Apesar disto, o personagem principal (Kenshin Himura) é baseado vagamente em um personagem histórico, Kawakami Gensai, o qual, acredita-se, praticava o estilo Sekiguchi Ryu.
Iaijutsu e Ficção
     Outro personagem fictício que posue ligações com o Iaijutsu, vem dos jogos de luta, quem frequentou os fliperamas nos anos 90 e curte um bom jogo de luta com certeza vai se lembrar de TACHIBANA UKYO, (Samurai Spirits / Samurai Showdown)

     Ele luta Iaijutsu e em uma pesquisa descobri que esse personagem foi baseado em "Sasaki Kojiro" o famoso adversário de Miyamoto Musashi!!!! Inclusive ele tem o golpe criado por Kojiro o "Tsubame Gaeshi"!!!!
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL