Hapkido
     O Hapkidô ou Hapkido é uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal, e aprendizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas e torções, além de englobar técnicas com armas diversas como bastões, espadas, bengalas, facas, leques, e também ensinar seus praticantes a auto defesa com praticamente qualquer objeto.
     No início dos tempos as artes marciais já eram praticadas não só pelo exercício físico dos monges, mas para que determinados povos lutassem por seus objetivos. Dessa mesma forma, numa época passada, quando o país que hoje conhecemos por Coréia, era dividido em três reinos: Silla, Koguryo e Baek je (ou "Paekche").
     Dentro dos conflitos decorrentes destes três reinos, todos tinham em comum a prática das Artes Marciais. Essas Artes continuaram sendo treinadas e desenvolvidas até os dias de hoje, sofrendo grande influência de países vizinhos como China e Japão.
Uma das pessoas que teve grande influência no desenvolvimento das Artes Marciais coreanas foi Yong Sul Choi. Nascido em 1904 em Chung Buk Coréia, órfão com poucos anos de idade, foi levado ao Japão e adotado como aluno por um dos maiores Mestres daquele país na época: Sokaku Takeda.
Takeda era o grande Mestre do estilo Daito Ryu Aikijujutsu (praticado, conduzido e difundido até hoje, pela família Takeda).
     Esse estilo contribuiu também para o desenvolvimento de outra Arte Marcial japonesa, o Aikido. Após mais de 30 anos de treinamento, Choi decide retornar a sua pátria levando em sua bagagem todo seu aprendizado.
Assim, com toda estrutura já existente dos estilos coreanos, tendo sempre chutes como forte característica, mais o arsenal de Yong Sul Choi, nomes de estilos vão surgindo como Hapkikwonsul, Yusul e finalmente HAPKIDO.
     Existem linhas divergentes quando se pergunta quem foi o fundador do Hapkido. Alguns atribuem a Yong Sul Choi e outros a Ji Han Jae. É importante dizer que Choi foi professor de Ji. Porém podemos observar a situação de diferentes ângulos . O maior estudioso de Artes Marciais Coreanas, Dr. Kimm He-Young, após anos de pesquisa nos diz o seguinte:

"Podemos aceitar as duas posições dizendo que Choi acendeu o palito de fósforo, mas quem fez a fogueira foi JI".

     É necessário acrescentar que a maioria dos estilos de Arte Marcial existentes foram denominados nesse século.
A DIFUSÃO DO HAPKIDO
     Alguns professores coreanos chegaram aos Estados Unidos no começo da década de 60 para ensinar o Hapkido. Entretanto, o Hapkido teve seu primeiro grande contato com o Ocidente no momento em que a Korea Hapkido Association enviou quinze de seus membros a Guerra do Vietnã para uma demonstração à tropas coreanas, americanas e vietnamitas do sul.
     Diante desse contato, professores coreanos como Mestre Lim (BA) que formou o primeiro faixa preta na Bahia "Ricardo Nery", chegaram ao Brasil no final da década de 60. Contudo o sistema coreano introduzido na Bahia foi o KUK SOO WON, uma outra arte marcial criada pelo Mestre In Hyuk Suh que havia treinado o Hapkido. Logo após Mestre Kang Byung Hak chegou em São Paulo.Chegou também em 1977, o grão-mestre Yun Sik Kim representante da escola BUM MOO HAPKIDO. Alguns praticantes continuam trabalhando com o estilo dos Mestres citados, embora estes não dêm supervisão integral, com exceção do grão-mestre Yun Sik KIm que dá aulas pessoalmente no bairro do Bom Retiro - São Paulo. Em 1971 chega oficialmente em São Paulo o Mestre Park Sung Jae, representando a Korea Hapkido Association.
     Ele foi trazido especialmente para dar aulas ao exército brasileiro, tendo iniciado seu trabalho no 2o GCAM90 Quitaúna. Alguns faixas pretas formados nessa época continuam treinando, ensinando ou supervisionando o trabalho de Mestre Park. Ele ainda teve passagem pelo Círculo Militar de São Paulo e várias academias na capital paulista.
Em 1978 o Mestre Park Kyu Jae vem ao nosso país com a missão de continuar o trabalho de seu irmão, com um estilo mais suave e mais circular. No ano de 1977 como já dissemos chega o Grão-mestre Yun Sik Kim - faixa -preta 10 dan de Hapkido e 9 dan em Taekwondo, trazendo para o Brasil o Hapkido estilo Bum Moo world.O número de praticantes no Brasil vem crescendo bastante com destaque especial para São Paulo. Hoje o Grão Mestre Yun Sik Kim 10º DAN de Hapkido, está situado em São Paulo com endereço na RUA DA GRAÇA, 89 - 4º ANDAR - BOM RETIRO - SÃO PAULO - SP onde também funciona a Sede da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HAPKIDO e da Federação de Hapkido do Estado de São Paulo e ainda a ASSOCIAÇÃO KIM DE HAPKIDO E TAEKWONDO. O Grão-Mestre Kim tem alunos espalhados em vários países e em vários Estados brasileiro, a exemplo da Bahia onde tem na figura do seu aluno, faixa-preta 4 dan, Sabunim Cláudio Xavier, o representante oficial da Confederação Brasileira de Hapkido e também presidente da Federação Baiana de Hapkido defendendo os interesse do sistema BUM MOO em solo baiano. A sub-sede da Confederação Brasileira de Hapkido se encontra em Osasco, aos cuidados do mestre Norberto Serrano Jr. 5º DAN de Hapkido e 5º DAN de Taekwondo, fundador da Associação Brasileira de Lutas Free-Style, duas vezes campeão mundial de Hapkido e vice-presidente da Confederação Brasileira de Hapkido. Sua academia de 3 andares dedicados exclusivamente à prática do Hapkido "Bum Moo Kwan", recebe um grande número de alunos da região e regularmente, visitas do grão mestre Yun Sik Kim para exames de faixa dos lutadores e supervisão. Isso se deve ao trabalho desenvolvido e as bem sucedidas representações de praticantes em campeonatos internacionais.
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL