Hankumdo
     Hankumdo é a arte da espada coreana cujas técnicas básicas são baseadas nas letras do alfabeto coreano, o hangul.

O palavra hankumdo consiste em três palavras diferentes:

Han: a Coréia, cultura e mentalidade coreana.
Kum: Espada
Do: Caminho

     Assim você pode dizer que hankumdo é: O caminho para o povo coreano aprender a controlar a espada.
     Claro que hankumdo não é só para coreano; estrangeiros no mundo inteiro podem (e devem) práticar esta incrível arte marcial.

     Muitas artes marciais coreanas foram influenciadas pesadamente pelos estilos japoneses no 20º século. Myung Jae Nam quis criar uma verdadeira arte de espada coreana sem influências estrangeiras. Artes de espada japonesas desenvolveram na arte de duelo de homem-para-homem durante o calmo período de Edo e é caracterizado por muita atenção a detalhe debaixo da influência de zen - budismo.

    As artes coreanas tradicionais nunca sofreram esta mudança e eram puramente ensinado a soldados como um modo para lutar no campo de batalha. Isso não significa que as técnicas de campo de batalha das artes japonesas não são ensinadas. Lutas no campo de batalha normalmente são caracterizadas por movimentos mais fluentes de ir e vir. No estilo duelo de luta é dada muita atenção ao princípio de um-golpe-uma-morte, já no estilo de campo de batalha a ênfase está em manter a espada em movimento e sempre estar pronto para o próximo ataque.

     Para dar ao hankumdo uma verdadeira propriedade de estilo coreano Kuksanim Myung Jae Nam usou o alfabeto coreano, saiba como o hangul, ensina os ataques básicos da arte.
     A base para todas as técnicas do hankumdo são as letras do alfabeto coreano, hangul. Este alfabeto consiste em 24 caráteres, 14 consoantes e 10 vogais. Para 'escrever' estas letras com sua espada da maneira mais básica, você só precisa saber algumas técnicas.


     1. Nerio Bae Gui - Ataque vertical
     2. Bi't Kyeo Bae Gui - Ataque diagonal, abaixo.
     3. Ch'i Ru Gui - Perfuração frontal
     4. Mak Ki - Bloqueio alto

   
     As técnicas têm o mesmo nome como os caracteres seguidos pela palavra Bae Gui o qual significa ataque. Assim o nome para a primeira técnica é: Ki Yeok Bae Gui, porque o nome para o primeiro caractere do alfabeto coreano é Ki Yeok.
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL