Haidong Gumdo
     O Haidong Gumdo é uma arte marcial de espada criada na Coreia durante a dinastia de Koguryo (37 B.C. - 668 A.D.), um dos três reinos antigos da península de Han. Localizado ao redor do rio Amnokkang , Koguryo era conhecido por sua tradição marcial, devido a sua eficiencia o reino cresceu tão rapidamente que foi o primeiro dos três a se transformar numa dinastia.
     O terceiro general da dinastia Koguryo, Yu Yu, formalizou um método de treinamento para os soldados, chamados de Samurang.
      O ápice do período de poder do reino foi entre 371-384 D.C., quando os Samurangs ajudaram o rei Kwang Kae To a ampliar as fronteiras da dinastia Koguryo incluindo as terras de Parche. Na defensiva, o Samurang lidava com êxito contra invasores chineses, mas foram derrota em 688 D.C., quando a dinastia de Shilla unificou a península coreana com a ajuda dos chineses da dinastia Tang. Depois da unificação de Shilla, o Samurangs não contaram com a ajuda governamental e entraram em um período de decadência. Nesta época, o clima político aristocrático fez com que as artes marciais não fossem populares.
     A ciência e a tecnologia substituíram a arte marcial, obtendo a admiração do povo. Foi assim que alguns dos Samurangs regressaram para a montanha de Pecktu e continuaram praticando sua arte em segredo. Um professor histórico, conhecido como Sul Bong, tratou de dar continuidade à tradição e criou um Dojang onde pode ensinar seus alunos. Os melhores foram chamados de Haidong Mussa e estes eram convidados para fundar escolas e ensinar o que sabiam. Contemporâneamente, o mestre Jang Baek San ensinou a arte para o senhor Jeong-Ho Kim, começando seus treinamentos em 1961, Kim modernizou a arte e montou um dojang na cidade de Ahn Yang em 24 de Julho de 1982.
     Em 10 de Abril de 1984 ele fundou a Korean Haidong Gumdo Federation em Seocho, um distrito de Seoul e posteriormente, em 25 de Novembro de 1996, criou a World Haidong Gumdo Federation. Em 23 de Julho de 2002, o primeiro campeonato mundial Haidong Gumdo aconteceu no estádio Yong Pyung, na província de Kang Won, com mais de 10,000 competidores, vindos de 14 paises participaram do evento. Em 2004, o “World Haidong Gumdo Championship” também foi um sucesso contando com mais de 10,000 competidores de 31 paises. Hoje o Haidong Gumdo é uma das artes marciais mais praticadas do mundo, contando com pelo menos um milhão de praticantes, mais de 1,000 centros de treinamento divididos em 50 paises.
 
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL