Aproximadamente à 1300 anos atrás (durante o sexto século D.C.) a península da Corea era dividida em três reinos: Silla, Koguryo e Baek Je (ou "Paekche"). Silla, o menor dos reinos, era constantemente invadida e importunada por estes outros dois poderosos vizinhos, do norte e do oeste. Durante o reino de CHING HEUNG, 24º - Rei de Silla, a jovem classe de aristocratas e guerreiros, formaram uma elite de corpo oficial chamada HWA RANG DO. Este grupo guerreiro (adicionado ao treino de lança, espada, arco e flecha, gancho) também treinavam a eles próprios, praticando uma disciplina mental e física,
e várias formas de lutas, com as mãos e com os pés. Para fortalecer seus corpos, eles subiam grandes montanhas, nadavam em rios turbulentos nos meses frios, e exigiam de si de forma impiedosa, preparando-se para a tarefa de defender sua nação. Para se guiarem e dar resultado as suas dignidades, eles incorporaram cinco pontos do código de conduta fixados pelo grande sábio budista de sua terra, WON KANG.
1º) Ser leal para o rei;
2º) Ser obediente aos seus pais;
3º) Ser honorável aos amigos;
4º) Nunca se retirar em uma batalha;
5º) Matar somente com justiça.
     O HWA RANG DO (grupo de guerreiros) passou a ser reconhecido na península pela sua coragem e habilidade nas batalhas, adquirindo respeito pelos seus piores inimigos. A sua resistência é derivada do seu respeito ao seu código, capacitando-os para atingir feitos de valor, tornando-os legendários. Alguns desses bravos jovens guerreiros morreram nos campos de batalha no limiar de sua juventude - assim como jovens de quatorze ou quinze anos de idade. Através de seus feitos, eles inspiravam o povo de Silla e pelas suas vitórias a península uniu-se pela primeira vez na história.
     Existem mais evidências históricas para documentar a existência da forma de lutar com as mãos e os pés durante este período, em Silla e Koguryo.
Algumas das posturas assemelham-se as técnicas de TAEK KYON e JIU JITSU. Durante o período do HWA RANG DO, a original e primitiva arte de luta com mãos era chamada SOO BAK, que era popular entre o povo de Koguryo. As pessoas tinham uma elevada atenção ao SOO BAK. Durante o festival DAN-O (no dia cinco de maio do calendário lunar) e o festival do meio outono (em 15 de agosto do calendário lunar), competições de SOO BAK era tida com os jogos de luta da Corea, cabo de guerra, Taek Kion, competição de salto e JEKI-CHAGI.
Os guerreiros de HWA RANG DO apareceram adicionando uma nova dimensão a sua arte nacional de combate com as pernas e mãos, engendrando uma arte combativa e inspirando os princípios do HWA RANG DO. A nova concepção mental e física e a elevada luta com os pés para uma arte, tornou-se SOO BAK-GI.
     O famoso historiador coreano, Dr. JANJE SHIN CHAE HO, nos seus escritos sobre o antepassado Chosun, descreveu competições de habilidade e coragem sob condições exaustivas: "dança com espadas e certamente esportes aquáticos tidos em rios congelados para testar a coragem do competidor. As competições de arco e flecha e Taek Kion eram executadas para testar a habilidade e força. O ganhador recebia o título de SON-BI. Acima de tudo era necessário para ser julgado, pré-requisitos de guerreiros, e os vencedores eram estimados por todos". Dr. Janje mais adiante declarou que a arte do SOO BAK foi eventualmente introduzida na China como KWON BUP e como uma forma de JIU JITSU no Japão.
Enquanto perseguia os documentos relativos a história das artes marciais na Corea,  foi interessante descobrir que o terceiro Rei da Dinastia YI (1401 a 1408) havia recrutado mestres em Taek Kyon, Sirum (luta coreana), lançador de pedras, arqueiros e SOO BAK-GI para ajudar no seu forte exército.
     Mais documentos históricos aparecem para indicar que algumas destas formas de abrir a mão lutando pode eventualmente ter sido exportada para o Japão e formado a base para o JIU JITSU e KARATÊ japonês. O HWA RANG DO pode ter sido o precursor dos Samurais Japoneses. No seu livro "Isto é Karatê", Masutatsu Oyama, uma autoridade do Karatê no Japão, menciona que etimologicamente KARA refere-se ao reino KARAK, localizado na extremidade sul da península da Coreia, onde o seu tipo de abrir a mão lutando pode ter sido levado para o Japão pelos ancestrais do povo japonês.
TAE KWON DO
HAPKIDO
HWA RANG DO
TANGSUDO
HAIDONG-GUMDO
HANKIDO
HANKUMDO
HOI JEON MOO SOOL
SIPALKI
GWON-GYOKDO
KUK SOOL WON
HAN MU DO
KUMDO
HUP KWON DO
KUNMUDO
KYUKI DO
SOO BAHK DO
SUBAK
TAEKYON
TUKONG MOOSUL
WON HWA DO
SUBAK
SSIREUM
WON HWA DO
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL
"Dicas para comprar no MERCADOLIVRE"