Choy lay fut
     O nome Choy Lay Fut é o tributo e respeito de Chan-Heung para seus professores. O fundador do Choy Lay Fut era um artista marcial extremamente devotado chamado Chan Heung. Seu primeiro professor foi um monge Shaolin chamado Choy-Fok. Após ensinar firmemente os fundamentos das artes marciais chinesas, Choy-Fok entregou seu aluno ao famoso mestre Lay Yau-Shan. Com esse treinamento, Chan-Heung desenvolveu as feroses técnicas de luta e os movimentos velozes do estilo Lay-Kar de Kung Fu.
     Após algum tempo, seus dois professores estavam satisfeitos com os progressos de Chan-Heung. Decidiram então enviá-lo para aprender um estílo de Kung Fu avançado chamado "O estilo da Palma Budista" através do treinamento com um outro monge famoso chamado de "Monge Grama Verde"
     Com a fusão desses três estilos e com seu conhecimento e experiência, Chan-Heung desenvolveu o estílo Choy Lay Fut, que é praticado hoje em dia, em academias do mundo todo.
          Por oito anos Chan-Heung aprendeu os fundamentos daquele estilo. Como Choy-Fok e Lay Yau-Shan estavam satisfeitos com seu progresso e suas conquistas, e como tinham mente aberta, eles o encorajaram a percorrer um longo caminho para a montanha Bak-Pai que ficava na China central, para seguir um monge chamado "Monge Grama Verde" para aprender o sofisticado estilo "Palmas de Buda" e seu astuto e poderoso golpe com a palma da mão.     
Choy e Lay são os sobrenomes dos dois primeiros professores de Chan-Heung. Fut significa Buda e representa seu terceiro professor, o Monge Grama Verde.

     Estes quatro antigos caracteres chineses retratam a essência e a verdadeira busca do artista marcial que treina Kung Fu:
    * Bravura
    * Bondade
    * Sabedoria
    * Integridade
CHAN HEUNG. 1806 - 1881
     Depois de pedir muito, Chan-Heung foi aceito pelo Monge Grama Verde, e sob as suas instruções adquiriu mais conhecimentos sobre arte marcial. Quando Chan-Heung voltou para casa, de Bak-Pai, suas habilidades no Kung Fu eram soberbas e seu talento começou a ser admirado.

     Como a arte de Chan-Heung englobava o ensinamentos de seus três professores e também suas próprias descobertas e experiências, ele estabeleceu um novo estilo de arte marcial que era único e completo. Para popularizar sua nova arte torná-la fácil de se identificar, Chan-Heung a chamou de "Choy Lay Fut".

     O fundador do Choy lay fut ensinou seu filho Koon Pak, e este ensinou a seu filho Yiu chi, que ensinou a seu filho Wan Hon que é pai de Chen Yong Fa que cuida da escola da família em Sydney, Austrália.
As dez regras do Choy lay fut
   1. Os praticantes de Choy Lay Fut treinam com a finalidade de desenvolver uma base forte e saudável para seus corpos. Portanto o praticante deve continuar treinando e nunca desviar de seu caminho.
   2. Assim como nos ensinamentos Budistas, com o alto nível de habilidade obtido no Kung Fu é necessário um coração bondoso, gentil e paciente, pois também se desenvolverá a habilidade para cometer injustiça ou ferir. Você nunca deve usar outros para defender-se. Cometendo injustiça com o único propósito de ferir outras pessoas, você estará indo contra as regras e regulamentos da sociedade e governo.
3. Respeite e obedeça a todos os praticantes anteriores de Choy Lay Fut, pois estes são seus superiores, isto se refletirá em sua educação e seu bom coração.
   4. Todos os seus colegas de classe são seus irmãos no Choy Lay Fut e pertencem à mesma geração. Aja com todos de maneira gentil, bondosa e confiável. Respeite a cada um através da confiança, amizade e honestidade. Não intimide irmãos mais fracos de maneira alguma.
   5. Irmãos no Choy Lay Fut não estão permitidos a lutar entre si. Para distinguir um praticante de Choy Lay Fut, é usado o movimento da garra de tigre.
   6. Não beba álcool e não coma carne em excesso. Álcool e carne em excesso farão com que você fique desorientado. Fazendo sua mente e seu espírito se tornarem confusos como resultado, acidentes podem acontecer que poderão causar danos ao seu corpo.
   7. Alunos não estão permitidos a ensinar pessoas de fora da escola, pois isso pode atrair problemas a você e aos outros. A exceção é se você considera essa pessoa de coração bondoso e gentil, então você poderá ensiná-la e passar seu conhecimento.
   8. Nunca use suas habilidades de maneira errada em outras pessoas acreditando que você é melhor do que os outros, pois isso só causará problemas. Não lute ou intimide outros apenas para mostrar que é melhor.
   9. Quando usando o Kung Fu que você aprendeu, você deve pensar em como se manter humilde e não ter orgulho do seu sucesso, nunca se colocando a frente dos outros. Se você usar seu conhecimento de maneira errada para ganhar dinheiro, então você estará no Choy Lay Fut como um traidor dos desejos dos fundadores e trará abaixo o nome da família.
  10. Se você não pode agir sob essas regras então deve partir, ou se quebrar ou se por às regras, o Mestre deverá expulsá-lo da escola.

 
     A denominação Choy Lay Fut, provém dos nomes Choy Fook, Lay Yau San e da palavra Fut que expressa Buda, em homenagem ás influencias do Templo de Shaolin, de onde de certa forma derivaram os sistemas que deram origem ao Choy Lay Fut. Portanto podemos seguramente dizer, que o Choy Lay Fut é mesmo que indiretamente, um estilo de Shaolin, pois os estilos do qual derivou nasceram no mais respeitado templo de artes marciais da antiga China.

     Chan Heung faleceu aos 69 anos de idade existem algumas curiosidades a respeito da trajetória e feitos de Chan Heung; seus envolvimentos com sociedades secretas, grupos de artistas marciais que combatiam o imperialismo europeu na China, bem como a luta contra a dinastia Ching pela reinstalação da dinastia Ming e a participação de Jeung Yim (Jeung Hung Sing) nestes eventos, para futuras edições.
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL