A capoeira é uma expressão cultural, desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil  e seus descendentes, é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos e elementos ginásticos e acrobático, todos incorporados a uma malandragem tipicamente brasileira. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música.
    
A palavra capoeira tem alguns significados, um dos quais refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil.    
     Há registros da prática da capoeira nos séculos XVIII e XIX nas cidades do Rio de Janeiro, Recife  e Salvador , porém durante anos a capoeira foi considerada subversiva, sua prática era proibida e duramentemuito tempo, reprimida. Devido a essa repressão, a capoeira praticamente se extinguiu no Rio de Janeiro, onde os grupos de capoeiristas eram conhecidos como maltas, e em Recife , onde segundo alguns, a capoeira deu origem à dança do frevo, conhecida como o passo.  Da dedicação dos mestres Bimba e Pastinha, a capoeira deixou de ser marginalizada, e se espalhou da Bahia  para todos os estados brasileiros. Em geral a capoeira não busca destruir o oponente, porém contusões devido a combates mais agressivos não são raras. Entretanto, de maneira geral, o capoeirista prefere mostrar sua superioridade "marcando" o golpe no oponente sem no entanto completá-lo. Se o seu oponente não pode evitar um ataque lento, não existe razão para utilizar um golpe mais rápido.
     A ginga é o movimento básico da capoeira, é um movimento de pernas no ritmo do toque que lembra uma dança, porém capoeiristas experientes raramente ficam gingando pois estão constantemente atacando, defendendo, e "floreando" (movimentos acrobáticos). Além da ginga são muito comuns os chutes em rotação, rasteiras, golpes com as mãos, cabeçadas (com o objetivo principal de desequilibrar), esquivas, saltos, mortais, giros apoiados nas mãos e na cabeça, movimentos acrobáticos e de grande elasticidade e movimentos próximos ao solo.
     O jogo de capoeira pode durar de poucos segundos, quando há muitos capoeiristas se revezando dentro da roda, até alguns minutos. Combates longos assim são comuns quando dois capoeiristas resolvem confrontar suas habilidades ao máximo, ou mesmo quando os dois resolvem suas diferenças na roda. Em embates longos é comum a volta ao mundo, que é quando um dos capoeiristas solicita uma pausa no jogo dando algumas voltas na roda com o oponente o seguindo. Depois duas a três voltas os dois saem ao pé do berimbau para continuar o jogo.

REPRESSÃO
     Decretado por marechal Deodoro da Fonseca o Decreto Lei 487 dizia que: A partir de 11 de Outubro  de 1890  todo capoeirista pego em flagrante seria desterrado para a Ilha de Fernando de Noronha  por um período de dois a seis meses de prisão. Parágrafo único: É considerada circunstância agravante pertencer o capoeira, a alguma banda ou malta, aos chefes impor-se-á a pena em dobro. Os capoeiristas costumavam usar calças boca de sino e no período em que a capoeira ficou proibida por lei, a polícia, para detectar os capoeiristas, colocava um limão  dentro das calças do indivíduo. Se o limão  saísse pela boca das calças, a pessoa era considerada capoeirista.
     Em 1824, os escravos  que fossem pegos praticando capoeira recebiam trezentas chibatadas e eram enviados para a Ilha das Cobras  para realizar trabalhos forçados durante três meses. E só em 1985 uma lei estadual de São Paulo instituiu o dia 3 de agosto como o Dia do capoeirista.
MESTRE PASTINHA
     Vicente Ferreira Patinha - Mestre Pastinha, maior divulgador da capoeira angola.
Nasceu em 1889 na cidade de Salvador, Bahia.
Dizia não ter aprendido a Capoeira em escola, mas "com a sorte". Afinal, foi o destino o responsável pela iniciação do pequeno Mestre Pastinha na capoeira.
     A vida iria dar a Pastinha a oportunidade de um aprendizado que marcaria todos os anos da sua longa existência.Conheceu Africano Bentinho. Começou então a formação do mestre que dedicaria sua vida à transferencência do legado da cultura africana a muitas gerações, segundo ele. A partir deste momento, o aprendizado se dava a cada dia, até que aprendeu tudo.
Além das técnicas, muito mais lhe foi ensinado por Benedito, o africano seu professor.
     Foi na atividade do ensino da capoeira que Mestre Pastinha se distinguiu. Ao longo dos anos, a competência maior foi demonstrada no seu talento como pensador sobre o jogo da capoeira e na capacidade de comunicar-se. Mestre Pastinha  pregava a tradição da capoeira com um jogo matreiro, de disfarce e ludibriação, estilo que passou a ser conhecido como Angola.

     O elemento básico da Capoeira Angola, é o fato dela ser "jogada" muito mais próxima ao solo em comparação com a capoeira regional mas é a malícia ou mandinga que a torna ainda mais perigosa. Essa malandragem que faz que vai e não vai, retira-se e volta rapidamente; essa ginga de corpo que engana o adversário, faz o diferencial da Capoeira em relação às outras artes marciais. Essa é uma característica que não se aprende, ou você tem ou não tem. Os conceitos do Mestre Pastinha formaram vários mestres tendo seguidores em todo Brasil. Fundou a primeira escola de Capoeira Angola no Brasil, no Pelourinho, na Bahia. Onde durante décadas dedicou-se ao ensino da Capoeira. Hoje contínua vivo nas capoeiras, nas rodas, nas cantigas, no jogo. Seu nome esta na historia da Capoeira hoje, amanhã e sempre.

MESTRE BIMBA

     Manoel dos Reis Machado - Mestre Bimba, o rei da capoeira. Nasceu em 1900, na cidade de Salvador, Bahia. Criador da capoeira Regional. Seu pai foi o famoso batuqueiro Luiz Cândido Machado. E sua mãe D. Maria Martinha do Bonfim. Mestre Bimba começou sua carreira aos 12 anos de idade, jogando capoeira Angola, a mesma que ele ensinou por 10 anos. Durante o período em que a capoeira, e qualquer outra manifestação da cultura negra, era proibida.  Em 1932 , Mestre Bimba fundou a primeira academia de capoeira do Brasil  em Salvador.
     Mestre Bimba então desenvolve novos golpes misturando a capoeira Angola com o batuque, uma outra luta popular baiana, focando sua eficiência no bloqueio para ela se tornar mais competitiva e poder ser usada contra outras modalidades de artes marcais.
    Retira da roda regional a maior parte da ritual idade presente na roda de capoeira Angola.

    Coloca um ritmo mais rápido para dar um caráter mais dinâmico e implementa fatores estritamente consegue de fato a liberação da prática da capoeira, e junto com ela a liberdade de todas as outras for especializada em capoeira a ter um alvará de funcionamento.
Mestre Bimba é hoje o mestre mais reconhecido entre todos. Seu nome é conhecido no mundo inteiro pois é a primeira coisa que qualquer aluno aprende, em qualquer lugar do mundo é sua história.
     A música é um componente fundamental da capoeira. Ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a roda de capoeira. A música é composta de instrumentos  e de canções, podendo o ritmo variar de acordo com o Toque de Capoeira de bem lento (Angola) a bastante acelerado (São Bento Grande). Muitas canções são na forma de pequenas estrofes intercaladas por um refrão, enquanto outras vêm na forma de longas narrativas (ladainhas). As canções de capoeira têm assuntos dos mais variados. Algumas canções são sobre histórias de capoeiristas famosos, outras podem falar do cotidiano de uma lavadeira.
     Os capoeiristas mudam o estilo das canções frequentemente de acordo com o ritmo do berimbau. Desta maneira, é na verdade a música que comanda a capoeira, e não só no ritmo mas também no conteúdo. O toque Cavalaria era usado para avisar os integrantes da roda que a polícia estava chegando; por sua vez, a letra é constantemente usada para passar mensagens para um dos capoeiristas, na maioria das vezes de maneira velada e sutil.
CURIOSIDADES

·Mestre pastinha começou a treinar capoeira por intermédio de um africano que o viu apanhar de um rival em sua infância.

·Mesmo depois de perder a visão mestre pastinha era temido por quem estava jogando com ele.

·Foi mestre Pastinha que falou a famosa frase "A capoeira é Mandinga, é manha, é malícia, é tudo o que a boca come"

·Dos 50 golpes bem aplicados da capoeira que Mestre Bimba  ensinou, 22 eram mortais.

·Até 1930, o famoso caratê  não era conhecido na Bahia .

·Mestre Bimba  foi o Capitão da Navegação Baiana.

·Mestre Bimba  teve sua primeira escola de capoeira Angola , em 1918  com apenas 18 anos, obtendo apenas em 1937  o alvará da Academia de Capoeira Regional.

·Segundo Mestre Noronha, o berimbau  em seu tempo, era uma arma  maligna e mortal. A verga (o pau do berimbau), era usado como cassetete e a varinha servia para furar os olhos do adversário que tivesse má conduta. Na época em que a capoeira era proibida.

·Nos fins do século XVIII , no Rio de Janeiro , as aventuras dos capoeiristas eram criminalizadas de tal jeito que o governo, através da portaria de 31 de outubro  de 1821 , estabeleceu castigos corporais e outras medidas de repressão à pratica de capoeira.

·Na Bahia, os capoeiristas se distinguiam dos demais negros porque usavam uma argolinha de ouro na orelha, como insígnia de força e valentia, e o nunca esquecido chapéu à banda.

·Os capoeiristas eram contratados pelos políticos para bagunçar no dia das eleições. Enquanto as pessoas desviavam a atenção para a confusão dos capoeiras um indivíduo colocava um maço de chapas na urna  ou na linguagem da época "emprenhava a urna". Vencia as eleições  o candidato que dispunha de maior n.º de capoeiristas.
·Milhares de capoeiristas foram para a Guerra do Paraguai, pois havia sido prometida a liberdade no final do conflito àqueles que participassem da batalha.

Antes do arame, o "fio" do berimbau era feito de tripas de animais.
     Algumas canções são sobre o que está acontecendo na roda de capoeira, outras sobre a vida ou um amor perdido, e outras ainda são alegres e falam de coisas tolas, cantadas apenas para se divertir.
      Foi sugerido que a capoeira obteve o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. A capoeira foi desenvolvida pelos escravos do Brasil como forma de resistir aos seus opressores, praticar em segredo a sua arte, transmitir a sua cultura e melhorar a sua moral.
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL