Bujinkan
     Bujinkan é uma organização de artes maciais, criada pelo Dr. Masaaki Hatsumi em 1972 para promover a arte Ninja e as nove antigas tradições do guerreiro.

     A organização é composta por um conjunto de nove escolas ou tradições (ryu), com três estilos de Ninjutsu e outros estilos da tradição Samurai e Budo.

     O grande mestre Masaaki Hatsumi viaja para fora do Japão todos os anos para ministrar Taikai (grande encontro ou grande estágio) em várias partes do mundo.
Dr. Masaaki Hatsumi
Regras de participação na Bujinkan Dojo

     A Bujinkan está aberta apenas àqueles que estejam de acordo com as regras da Bujinkan Dojo.
Somente aqueles capazes de exercitar a verdadeira paciência, auto-controle e dedicação podem participar. Um exame médico deve ser providenciado. Especificamente, indivíduos com doenças mentais, vício em drogas ou instabilidade mental devem ser barrados de entrar. A necessidade de tal exame diz respeito a indivíduos que podem apresentar perigo a outros, por exemplo, aqueles com doenças infecciosas, indivíduos com personalidade ou fisiologia clinicamente anormais e indivíduos que não tenham auto-controle.
Indivíduos com ficha criminal devem ser recusados. Arruaceiros, aqueles que cometem crimes e aqueles que infringem as leis domésticas devem ser barrados.
     Aqueles que não estiverem seguindo as regras da Bujinkan, ou como praticantes ou como membros da sociedade, cometendo atos vergonhosos ou reprováveis devem ser expulsos.
Com relação a acidentes ocorridos durante o treinamento (tanto dentro quanto fora do dojo), não se deve trazer problemas à Bujinkan, Este é um ponto muito importante. Aqueles que não estejam dispostos a tomar responsabilidade pessoal por acidentes ocorridos durante o treinamento Bujinkan não devem ser aceitos. Retomando com mais clareza, a Bujinkan não tomará responsabilidade por quaisquer acidentes ocorridos no curso do treinamento, independente da localidade.
Todos aqueles que entrarem na Bujinkan devem adquirir a member (cartão de sócio). Este cartão preserva a honra dos membros da Bujinkan e indica que você é parte de um grande todo cujos membros se juntam como corações guerreiros para melhorarem a si mesmos através do treinamento e da amizade. Ele evidência a glória da virtude guerreira e encorpora tanto a lealdade quanto o amor fraternal.
A tradição da Bujinkan reconhece a natureza e o universo de toda vida humana e está ciente daquilo que flui naturalmente entre as duas partes:

"O princípio secreto do taijutsu é conhecer os fundamentos da paz."
"Estudar é o caminho para o coração inabalável (fudoshin)."
Recentemente, a Bujinkan se tornou verdadeiramente internacional. Assim como existem vários horários mundiais, existem vários tabus entre os povos e nações do mundo. Nós devemos respeitar uns aos outros, nos esforçando para evitar tais tabus. Devemos pôr o coração do guerreiro em primeiro lugar, trabalhando juntos para o auto-crescimento e para a melhoria da Bujinkan.
Aqueles que não estiverem de acordo com as regras acima mencionadas não podem fazer parte da Bujinkan.
As Nove Escolas (Ryu) praticadas na Bujinkan
Togakure-ryu Ninpo Taijutsu
Esta é talvez o mais famoso estilo de Ninjutsu praticado na atualidade e dos poucos existentes. Esta escola foi fundada no princípio do século XII por Togakure Daisuke. Esta escola é famosa pelo uso de armas como o Shuriken e os Shukos. Togakure-ryu utiliza técnicas de manipulação e intimidação mental. Esta escola é especialista também em Koshijutsu e Dakentaijutsu.

Gyokko-ryu Kosshijutsu
Esta escola foi fundada em meados do século XII por Tozawa Hakunnsai. Pensa-se que esta escola teve sua origem na China no Século IX. A especialidade desta escola é o Koshijutsu que utiliza técnicas de ataque aos pontos vitais e órgãos. Esta escola tem uma forte ligação com o Kenpo Chinês. Esta escola é a mais antiga do sistema da Bujinkan e é a base de muitas artes marciais de Bujutsu e Ninjutsu da região de Iga.
Kuki Shinden Happo Bikenjutsu

Foi fundada por meados do século XIII Izumo Kanja. Esta escola é uma escola basicamente de guerra e utiliza diversas armas, é famosa pelo uso de Naginata (alabarda), Yiari (lança), Bo (bastão), Shuriken (lâminas de arremeço), mas a sua especialidade era mesmo no uso da espada.
Shinden Fudo-ryu Dakentaijutsu
Esta escola foi fundada no principio do século XII por Izumo Kanja. A especialidade desta escola é o Dakentaijutsu. Nesta escola utiliza-se somente os princípios da natureza , como tal não existe posições.

Gyokushin-ryu Ninpo
Esta escola foi fundada no século XV por Sasaki Orouemon Akiyari. Gyokushin-ryu é conhecida pelo uso de Nagenawa (laço).

Koto-ryu Koppojutsu
Foi fundada no século XVI por Toda Sakyo. As especialidades desta escola são o Koppojutsu (técnicas para partir ossos) e Kyusho (pontos de pressão). Esta escola utiliza uma técnica de espada pouco usual, maguetsu no kamae.

Gikan-ryu Koppojutsu
Foi fundada em meados do século XV por Sasaki Orouemon Akiyari. A especialidade desta escola é o Koppojutsu. Esta escola utiliza também técnicas de Koshijutsu.

Takagi Yoshin-ryu Jutaijutsu
Foi fundada no século XVI por Takagi Oriemon Shigenobu. A especialidade desta escola é o Jutaijutsu, técnicas eficazes e rápidas de projeções, imobilizações, chaves e estrangulamentos. Este estilo utiliza também técnicas de fuga.

Kumogakure-ryu Ninpo
Esta escola foi fundada em meados do século XV por Iga Heinaizaemon. Esta escola é famosa pelo uso de máscaras demoníacas para assustar o inimigo e também pelo uso de Kamayari corrente e foice). Kumogakure-ryu é especialista em técnicas de salto e em técnicas de sobrevivência.


Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL