Battojutsu
     O Battojutsu é a arte do corte com a espada, e está intimamente ligada ao Iaijutsu e ao Kenjutsu. Sua criação é atribuída a Hayashizaki Jinsuke Shigenobu (1542-1621), que teria recebido uma inspiração divina para desenvolvê-la como arte.
     Enquanto o Iaijutsu estuda o saque da espada a partir da "saya" (bainha), o Battojutsu consiste em, num movimento contínuo, sacar a espada e realizar o corte.
     A linha que separa essas disciplinas é muito tênue.
     Por essa razão, o iniciante pratica com o "bokuto", a espada de madeira.

     Várias técnicas de Batto foram desenvolvidas para abranger diversas situações em que o samurai poderia se encontrar, e que o levassem a um confronto inesperado. Em muitos casos, tais confrontos ocorriam longe dos campos de batalha, dentro do próprio castelo de seu senhor.

     Tais habilidades eram essenciais ao guerreiro medieval do Japão.
     O Batto é treinado de três formas: individualmente (suburi), seqüências (katá) e teste de corte. É uma arte que visa o máximo de eficiência, aliada à velocidade de execução. Porém, é necessário ressaltar que esta "velocidade" vem naturalmente, após exaustivos anos de treinamento. Não se trata de realizar qualquer técnica de maneira afobada. Isso é o tipo de amadorismo que pode resultar em uma técnica pobre e, o que é pior, em danos físicos. Primeiramente, é preciso praticar lenta e cuidadosamente, para que se desenvolva a habilidade de manejo.
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL