Bajiquan (Pa Chi Chuan)
     Bajiquan (Pinyin: Bajíquán; Wade-Giles: Pa Chi Chuan) significa literalmente, boxe das oito extremidades, é um estilo de Wushu que se caracteriza pela uso de uma força explosiva de curto alcance e é conhecida por seu golpes com os cotovelos e outras extremidades. O Bajiquan originou-se em Henan, ou na próxima , e igualmente pobre, província de Hebei no norte da China, mas é também bastante conhecido em outros lugares, especialmente Taiwan. O mosteiro  Shaolin estava situado, por conseqüência, em uma região onde nasceram muitas das técnicas de combate do período imperial tardio.
     As características mais conhecidas desta rara escola de Wushu incluem as cotoveladas, o controle do quadril e os golpes com os ombros. Todas as técnicas são executadas com uma forma muito característica de força curta, desenvolvida através de rigoroso, e às vezes torturante, treinamento. Estrategicamente, o Baji foca no combate corpo-a-corpo, aproximando-se do oponente a partir de uma longa distância com o passo de ataque característico do Baji e atacando ao mesmo tempo.
     Recentemente o bajiquan tornou-se mais conhecido, e isto se deve principalmente a Li Shu Wen (1864-1934), um praticante da província de Shandong que por sua habilidade com a lança ganhou o apelido de "Li, Deus da lança". Sua citação mais famosa sobre lutas era, "Eu não sei o que é atingir um homem duas vezes". Talvez um exagero, mas fala pela força de impacto que o treinamento de Baji desenvolve.

     Entre os alunos mais famosos de Li Shu Wen estão Hou Dian Ge (guarda-costas de Pu Yi, o último imperador da China), Li Chen Wu (guarda-costas de Mao Zedong), e Liu Yun Chiao (agente secreto dos nacionalistas do Kuomintang e instrutor dos guarda-costas de Chiang Kai Shek). Por isso, o Bajiquan se tornou conhecido como o "Estilo do Guarda-Costas".
O estilo também ficou famoso graças ao jogo da Sega Virtua Fighter, como o estilo que o personagem principal, Akira Yuki, pratica, apesar da retratação desta arte na mídia não ter sido muito fiel.

É um dos estilos de luta praticado por Li Mei no jogo Mortal Kombat: Deadly Alliance.

Em 1988, Ryuchi Matsuda, criou um mangá com o título "Kenji", baseado em suas próprias experiências com Bajiquan.

É uma das artes marciais que o jovem mago Negi Springfield aprende em sua história contada no mangá e animê "Negima".

Kokoro, a geisha em treinamento da série Dead or Alive é provavelmente o melhor exemplo da arte em um videogame.
Um site feito para amantes da milenar arte da luta
MUNDO MARCIAL